O Fortaleza ganhou do América, 2 a 1, mas poderia ter sido mais fácil. A rigor, o Fortaleza teve maior posse de bola com Correia, Pio, Rodrigo e Daniel Sobralense, mas o América equilibrou em alguns momentos e levou perigo com Alex e Richardson em duas conclusões. O gol de Daniel foi obra de erros crassos de Artur e Camilo que deram de presente a bola ao atacante tricolor. O Fortaleza devolveu a gentileza em falha de Erivelton que Alex aproveitou (1 x 1). Na fase final, Pio fez a diferença. Mandou bola na trave em lance espetacular no qual driblou zagueiros e concluiu. Dele o gol da vitória (2 x 1), usando o canhão na cobrança de falta. O Fortaleza pecou ao permitir no final perigosos avanços e conclusões do América. Mas venceu. É líder. Fez a sua parte.
Imagens
Não há como fixar apenas atenções no Campeonato Brasileiro, quando belas e fortes imagens da Olimpíada invadem nossos lares. Aí já se vê o quanto erramos quando valorizamos apenas o futebol. A graça e a magia de outras modalidades poderiam muito bem ocupar os espaços que hoje são exclusivos da preferência nacional.
Lágrimas
Como não chorar com Sarah Menezes, a menina ouro em Londres. O sonho de novo ouro, agora no Brasil, não era apenas dela. Era dos irmãos piuienses todos. Dos brasileiros todos, embora os especialistas tenham alertado sobre as oscilações de Sarah nas mais importantes competições mundiais. Como lembrança, vale Londres mesmo.
Recordando
Voo da réplica do 14-Bis em Fortaleza quando do centenário do notável feito do brasileiro Santos Dumont. Na abertura da Olimpíada do Rio, foi bela a homenagem a Dumont. Os americanos protestaram nas redes sociais, pois afirmam que os inventores do avião foram os Irmãos Wright. Ora, eles já promoveram quatro Olimpíadas: St. Louis, Los Angels (duas vezes) e Atlanta. Em nenhuma homenagearam os Wright. Logo...
Imperdoável
Meus Deus, só acreditei porque estava vendo pela TV. Problemas na construção levaram à colocação de quatro colunas internas, antes não previstas, no Estádio Aquático. Isso gerou 1.250 “lugares cegos”. Pior que isso foi a venda de ingressos para os “lugares cegos” ao preço de R$ 80,00. Pelo menos avisaram aos compradores? Um absurdo.
Dor
Até agora a imagem que mais me comoveu foi a do ginasta francês, Samir Ait Said, de 26 anos. Ele fraturou a perna ao executar seu salto no primeiro dia da ginástica artística nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A imagem mostrada foi muito forte. Graças a Deus ele passa bem, já operado, superando esse momento de extrema tristeza.
Exemplo notável
Esta atleta merece toda a reverência: Miraildes Maciel Mota, a Formiga, baiana de Salvador. Nasceu no dia 3 de março de 1978. Está com 38 anos de idade. Participou dos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996, Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e agora completa sua sexta Olimpíada. Prata em Atenas e Pequim. Agora era merece o ouro. Torço por isso.
Espera. Não há nada pior para um time de futebol do que período de paralisação ou férias forçadas. A propósito, chamar esse período de férias é apenas força de expressão, pois o grupo segue trabalhando forte. Situação assim é que experimenta do Ceará Sporting Club. O Vozão só volta a atuar pela Série B nacional no dia 20 de agosto, às 21 horas, no Estádio da Curuzu em Santa Maria de Belém do Grão Pará. É incômodo ao cronista ficar sem a matéria prima da bola rolando. Vira “rolando lero”.