Tom Barros: Bolas alçadas na área

O Ceará de Bill e Rafael Costa. Qual o zagueiro adversário pode ficar tranquilo, sabendo que terá de barrar dois atacantes tão perigosos assim? Preocupação para Júnior Alves e Erilson, zagueiros do Maranguape. Aliás, eles já passaram por uma prova recentemente. O Maranguape estava ganhando do Fortaleza por 2 a 0. Júnior Alves e Erilson seguraram quase tudo atrás. Só no gol de Leonardo Luís os dois vacilaram. A virada do Fortaleza aconteceu com chutes fortes, mas de fora da área, um com Pio e o outro com Jean Mota. O bloqueio maranguapense deve ser repetido hoje. Observem: no gol de cabeça, marcado Leonardo Luís do Fortaleza, ele subiu mais que todos e conferiu. No Ceará tem Rafael Costa que é um terror na bolas altas. Prenúncio, pois, de interessante disputa.

Favorito

Pela campanha e estrutura há que se reconhecer o favoritismo do Ceará. Dos oito jogos, o Vozão perdeu só um e, assim mesmo, quando usou o time alternativo. Com a equipe principal o Ceará ganhou os sete jogos. Só mesmo uma zebra monumental mudará o que teoricamente a grande maioria espera: vitória do Ceará.

Surpresa

Dos oito jogos que disputou, Maranguape perdeu a metade: quatro. Ganhou três e empatou um. Mas há que se reconhecer o bom trabalho do técnico Reginaldo França. Montou um time brioso como provou no jogo recente diante do Fortaleza. Na classificação, Maranguape foi a grande surpresa, superando o teoricamente favorito Icasa.

Recordando

A partir da esquerda: Ricardo, Giordano e Val Tavares, que deram boa contribuição ao futebol cearense em décadas passadas. Giordano e Val foram goleiros muito bons. Hoje, Ricardo é funcionário público. Giordano é treinador de goleiros e Val é professor de Educação Física. Foto batida no Abilhão, antes de Quixadá 0 x 0 Tiradentes, Campeonato Cearense. Pena que o Quixadá nem de longe lembra o Quixinha do tempo do Val.

Em casa

Guarany tem a vantagem de enfrentar no Junco o Fortaleza. O atacante Luís Carlos voltou com estilo, marcando gols decisivos. O ala Jonas é muito bom no apoio. Mas fundamental ao esquema do técnico Júnior Cearense é a participação de Tininho na criação de jogadas. Atenção forte sobre os três inibirá o poder ofensivo do Bugre.

Diferença

Os números indicam a superior campanha do Fortaleza, que teve seis pontos a mais que o Guarany (19 a 13). Dos oito jogos, o Fortaleza ganhou seis e o Bugre ganhou quatro. O Fortaleza sofreu apenas uma derrota. O Guarany perdeu três jogos. Se o Fortaleza não se deixar levar pela pressão, terá melhores condições para vencer.

Compreensão

O técnico Flávio Araújo, no momento, necessita muito de compreensão, mas parte da torcida tricolor só tem oferecido pressão. Não há quem possa montar um time de futebol sem que haja tranquilidade e confiança para trabalhar. Lamentavelmente todo técnico no Brasil depende dos resultados. Cabe ao torcedor refletir, ante os naturais impulsos.

Convocação. Para os jogos do Brasil com Uruguai (25/03, Recife) e Paraguai (29/03, Assunção), Eliminatórias da Copa 2018, foram convocados 23 atletas (19 do exterior, 4 aqui do Brasil). Novidades: retornos do goleiro Diego Alves (Valência) e do ala Alex Sandro (Juventus), que por pura coincidência estrearam na Canarinho no mesmo dia (10/11/2011, Brasil 2 x 0 Gabão), e as ausências do goleiro Jefferson, do meia Elias e do lateral Marcelo, os dois últimos lesionados. (Dados de Airton Fontenele).

Acompanhe os comentários em http://bit.ly/tombarros-tvdn