Não há nada mais simples do que a elaboração de uma tabela de campeonato. Igualmente simples a elaboração do regulamento. Mas no Estado do Ceará tudo tem de ser diferente. Os elementos complicadores se superam ano após ano. E o resultado aí está: a Série B Cearense 2016 há muito terminou em campo. A bola parou de rolar. Mas o certame segue sub judice entre avanços e recuos. O fim do ano vai chegando. Os primeiros ornatos já indicam a chegada do Natal. Figuras de Papai Noel pelas lojas e shoppings. As canções natalinas começam a ser ouvidas nas publicidades no rádio e televisão. Quanto ao futebol, até o bom velhinho pôs as barbas de molho. A FCF soube começar a Série B, mas, parece, não sabe como concluí-la.
Tudo errado
Em matéria de organização de campeonato a FCF dá uma lição ao contrário. Se você quer saber como produzir tudo errado, do começo ao fim, não perca tempo: procure os especialistas em WO. Eles estão de plantão permanente na sede da mentora como corretores de imóveis nas imediações dos edifícios em construção.
Consequências
Os entraves que não permitiram até agora a definição da Série B cearense terão graves repercussões no próximo ano. Que credibilidade terá a competição se não forem corrigidos urgentemente os erros que a levaram ao caos. Foram ultrapassados os limites do respeito e da decência. E pasmem: numa simples competição.
Recordando
Esta foto me foi enviada pelo colecionador Elcias Ferreira. Ele não colocou a data, mas estimo que a foto tenha sido batida na década de 1970. A partir da esquerda, os técnicos Caiçara, Veras e Moésio Gomes. Peço desculpas porque só aparece a metade de Caiçara. Ele foi um dos mais vitoriosos treinadores do futebol cearense. Veras foi volante dos melhores no Usina e no Fortaleza. Moésio, um dos maiores ídolos do futebol cearense.
Pensar alto
Ouvi de alguns torcedores do Ceará colocações que merecem reflexão. Entendem que é melhor ficar mesmo na Série B do que subir para a Sério A e servir de saco de pancadas. De certo modo compreendo a colocação conformista, mas opto por um pensar mais positivo, ou seja, subir e montar um time à altura da elite nacional.
Gozação
O torcedor alvinegro, que imagina ser melhor ficar na B, na verdade teme a gozação no caso de fazer papelão na elite. Não acho isso correto. Se aceitar o conformismo, jamais flertará com a glória e estará fadado à estagnação. Será um inaceitável apequenar-se diante da vida. Correto será subir e lutar para lá permanecer.
Livre pensar
Estêvão Romcy foi candidato à presidência do Fortaleza em 2014. Na época, no debate entre os candidatos transmitido ao vivo pela TV Diário, ele expôs um projeto muito bom para o Leão. Estêvão saiu-se bem. Certamente esse projeto já foi ajustado para as condições do momento. É muito importante ouvir suas ideias e conceitos nesse novo momento de eleição.
Notas & notas. Quem subiu o Fortaleza para a Série A nacional em 2002 foi o presidente Jorge Mota. O Leão caiu em 2003. Aí quem subiu o Leão para a Série A de 2004 foi o então presidente Clayton Veras. O presidente Ribamar Bezerra foi quem estava no cargo na participação tricolor na Série A de 2004. /// Ex-alunos do Santo Inácio realizam encontro anual, amanhã, dia 29 de outubro, às 16 horas, no Clube Retrô, na Rua Oito de Setembro, Varjota. Belo exemplo de amizade e companheirismo.