O ex-presidente Lula e a atual presidente, Dilma Rousseff, afirmam que desconheciam as danações de auxiliares que meteram as mãos pelos pés. Isso é possível. Não há mesmo como ter controle sobre a grandiosa máquina, máxime se as pessoas de confiança traírem a confiança que nelas foi depositada. Será também que Neymar, preparado apenas jogar futebol, tem controle sobre o que os empresários espertos fazem na administração dos seus ganhos e bens? Pouco conhecedor das implicações financeiras quanto a declarar e como declarar à Fazenda o que ele recebe, Neymar deixou tais procedimentos com gente de sua confiança. Se essas pessoas quebraram a confiança que lhes foi dada pelo astro, então entendo que Lula, Neymar e Dilma são passageiros do mesmo barco.
O pai
Será que Neymar da Silva Santos, pai e procurador do astro, tinha conhecimento técnico dos mecanismos que deveriam ter sido seguidos na declaração dos elevados valores recebidos pelo filho ou terá sido envolvido pelas raposas que agem com sagacidade, visando a enganar a Receita Federal? Verdade é que a acusação de sonegação está aí.
Ninguém sabe
Num país onde fortunas são roubadas e levadas para o exterior e voltam batizadas por lavagem oficial, mediante alíquota de 15% e multa de 15%, todo mundo se acha no direito de dizer que não sabe de nada. Lula não sabe de nada. Dilma não sabe de nada. Neymar e seu pai não sabem de nada. E eu só sei que os citados estão muito bem de vida. Amém.
Outros
Não é apenas Neymar que tem problemas com o Fisco. Quase todos os astros do futebol, do cinema, do show business, não raro são surpreendidos com apertos da Fazenda de seus países. A justiça italiana levou quase 40 anos para resolver uma disputa legal entre a famosa atriz Sophia Loren e as autoridades fiscais. Sophia está com 81 anos de idade.
Em campo
Ainda bem que a maioria dos s astros não cai de produção, mesmo quando no desconforto de apertos das autoridades fazendárias. Neymar certamente continuará a jogar e mostrar seu talento pelos gramados do mundo, ainda que a solução de seus problemas fiscais passe quase 40 anos de disputas como aconteceu com Sophia Loren.
Até Pelé
Em 2001 a Receita Federal apertou a "Pelé Sports & Marketing Ltda.", empresa de propriedade dos senhores Edson Arantes e Hélio Viana. O Fisco cobrava na época R$ 5,7 milhões em impostos não pagos no período de 1996 a 2000. A questão foi posteriormente resolvida. Mas isso prova que as celebridades estão sempre na mira do Fisco. Ninguém escapa.
Só o SPC
Os jogadores de futebol, na grande maioria, não são incomodados por apertos do Fisco. Só as celebridades ganham fortuna. Ilusória a ideia de que ser jogador de futebol significa riqueza. Grave erro de percepção. Ora, o atleta comum tem de fazer seu pé-de-meia em dez anos. A raia miúda do futebol, os boias-frias, estão com salários que dão apenas para sustentar a família, não para formar rico patrimônio. Esses atletas poderão ter problema com o SPC, não com a Receita Federal.
Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros