As duas recentes derrotas do Fortaleza levantaram questões que precisam de resposta imediata. Os fatos revelam intranquilidade. Pio, por exemplo, merece análise. Ele era muito calmo, inclusive e principalmente nas entrevistas. De repente, grosseiro. Em campo, o Pio dos cartões, irritação e expulsão. No Pici, a torcida andou conturbando os treinos, cobrando melhor desempenho. Enfim, fatos comprovadores da falta de harmonia. Isso é ruim e perigoso, máxime nesta reta final da fase classificatória. O Leão terá quatro jogos. Enfrentará Salgueiro, Asa, Remo e Botafogo. Portanto, ainda depende apenas de si para obter a passagem para o mata-mata. Mas precisa acalmar o ambiente interno. Se não conseguir, poderá ter sérios problemas.
Diretos
Ainda bem o Fortaleza terá pela frente Asa, Remo e Botafogo, concorrentes diretos. E fica o Salgueiro como adversário próprio para ampliar a pontuação tricolor. Sem menosprezar Salgueiro, claro. Evaporaram-se todas as vantagens que o Leão acumulara nos primeiros tempos. O desafio agora aumentou. E muito.
Contraste
No anos anteriores o Fortaleza sempre chegou líder e com sobras ao mata-mata. Mas, quando no mata-mata, sumia. Pode ser que agora faça o inverso: ralando até a última rodada, surpreenda positivamente. Quem sabe até seja melhor para o Leão decidir o mata-mata fora de casa, já que fracassou nas três vezes que decidiu em casa.
Para matar de saudade
20.11.2008. No Ideal Clube o colunista Neno Cavalcante fazia o lançamento de seu livro "Era...". O médico e também colunista Airton Monte (D) foi prestigiar o amigo. Daí o abraço fraterno. Observem a expressão de felicidade e imensa alegria de ambos. Duas inteligências privilegiadas. Hoje, custo acreditar que os dois não mais estão no nosso convívio. A vida é mesmo rápida e falaz, como diz o Padre Antonio Tomás.
Três atacantes
Ciel, Rafael Costa e Bill. Alguém pode dizer que esses três não sabem fazer gols? Não. Eles sabem fazer gols, sim. Questão é de fase. Rafael teve seu melhor momento na luta contra o rebaixamento em 2015. Hoje não está bem. Bill, após oscilar, firmou-se como o melhor. Ciel está chegando. Os próximos jogos serão definidores para cada um.
O próximo
Será imperioso ao Ceará ganhar do CRB, sexta-feira próxima, no Castelão. Os dois estão no G-4, com a diferença de dois pontos a favor do Ceará (35 a 33). Um tropeço fará o Vozão sentir a pressão dos times que estão chegando, máxime Brasil e Londrina. Hoje o Brasil enfrenta o Atlético/GO e o Londrina/PR enfrenta o Goiás.
Recordando
Lateral-direito Daniel, campeão do Nordestão de 1969 pelo Ceará. Ele teve efetiva participação nos jogos decisivos com o Remo/PA, máxime o de volta no PV no qual o Ceará virou (3 x 2), após perder o primeiro tempo por 2 x 0. Daniel encerrou a carreira em 1972 no Ferroviário. É aposentado pela Eletronorte. Mora em Fortaleza. (Álbum de Elcias Ferreira).
Notas e notas. Prossegue no Shopping Benfica a "5ª Exposição Times do Coração", composta por acervos exclusivos dos próprios clubes (Ceará, Fortaleza e Ferroviário). Hoje, às 19 horas, haverá um coquetel de confraternização com os que fazem a imprensa esportiva. /// Fiquei impressionado com o Centro Olímpico do Nordeste no Passaré. O que há de mais modernos em todas as modalidades olímpicas está lá. O ginásio está lindo. Agora é otimizar a sua utilização.
Acompanhe os comentários em http://bit.ly/tombarros-tvdn