Tom Barros: Ao alcance das mãos

Há bem pouco tempo, era difícil acreditar que o Ceará sairia da zona de rebaixamento. Saiu. Pode até voltar, caso hoje o Macaé empate ou ganhe do Vitória, mas já sentiu o gosto de sair da zona. Há bem pouco tempo, Siloé amargurava a crítica de um jejum de gols que incomodava. O jejum acabou e Siloé foi destaque com dois gols. Há bem pouco tempo, Charles batia cabeça com Sandro. Ontem, de cabeça, Charles fez belo gol. O fantasma da queda pairava sobre Porangabuçu; hoje paira sobre Porangabuçu a esperança. Lisca, que de doido não tem nada, leva o Vozão à quarta vitória consecutiva. Lisca inteligente, motivador, fez entrar Júlio César, Mazola e Fabinho. Assim sepultou maldosas insinuações de intriga. Ceará 3 a 0. Está ao alcance das mãos a chance de permanência na Série B.

Interdependência

Agora o Ceará fixa atenção no jogo de logo mais, Macaé x Vitória, no Rio de Janeiro. O Vitória vem de dois empates e uma derrota (três jogos sem vencer). O Macaé foi goleado pelo Paraná na rodada passada. Toda torcida alvinegra por triunfo do Vitória. A situação do Ceará é assim: um olho aqui e o outro no Moacyrzão.

Valorização

Fiquem atentos: Magno Alves vem passar o mês de dezembro em Fortaleza. Após a Série A, ele fará uma viagem ao Catar onde resolverá problemas particulares. Depois, aí já com a família, virá para as festas de fim de ano, pois, como todos sabem, mantém toda a estrutura que aqui deixou antes de ir para o Flu. Para um bom entendedor...

Repensar

Técnicos cearenses que fazem sucesso no Nordeste e no Norte: Flávio Araújo, Oliveira Lopes (Canindé) e Marcelo Vilar. O Fortaleza vai para seu sétimo ano na Série C. Por aqui passaram Zé Teodoro, Vica, Luis Carlos Martins, Ademir Fonseca, Marcelo Chamusca (duas vezes). Nenhum conseguiu subir o Fortaleza. Hora, portanto, de repensar.

Cearense

Seria o momento de Flávio Araújo assumir? Ou Oliveira Canindé? Ou Marcelo Vilar? Interessante, desde que dada ao técnico local a mesma condição oferecida aos técnicos de fora. Se assim não for, não adianta. Só haverá resposta positiva se derem aos cearenses o mesmo apoio oferecido a Chamusca (duas vezes), Vica, Zé Teodoro...

Ajustes

O Ferroviário está classificado para a segunda fase da Taça Fares Lopes. O técnico coral, Vladimir de Jesus, que teve boas passagens pelo Guarany de Sobral e pelo Icasa, ainda busca melhor padrão de jogo para o time da Barra. Apesar de contar com elenco muito experiente, o Ferrão andou vacilando: perdeu os dois confrontos para o Tiradentes (1 a 0 e 3 x 1).

2ª edição

O livro "Sílvio Carlos - histórias do papa", 2ª edição, está à venda desde o dia 1º deste mês. O industrial Raimundo Delfino antecipou-se a todos e comprou dez exemplares para distribuir entre amigos. O livro traz uma homenagem de saudade aos ex-craques Gláucio de Castro e Beto Santana que prematuramente nos deixaram. O livro, escrito pelo jornalista Renato Abreu, pode ser adquirido no Sirigado Country ou com o próprio Sílvio Carlos (celular 9-9134.1473).

Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros