Hoje, o Ceará recebe o CSA. A Copa do Nordeste de volta. Um outro olhar sobre o alvinegro. Um olhar de cobrança. Um olhar de pressão mais forte. Pouco importa se time "A", time "B", time "C". Se time titular, se time alternativo, se time misto. Marcelo Chamusca sabe que os resultados determinam a reação da torcida. E os últimos resultados não foram bons. Derrotas para Iguatu e Floresta não digeridas. Nem mesmo o empate no clássico com o Ferroviário, fato que seria normal em outros tempos, foi entendido pela torcida. Não mais interessa a formação: interessa a produção. Não interessa o discurso, interessa a ação. Assim, só mesmo uma vitória hoje aliviará as tensões iniciais da temporada.
Posição
O CSA é apenas o terceiro colocado no Campeonato Alagoano. O CRB lidera, seguido do Coruripe, mas o CSA tem um jogo a menos. Na rodada passada, o CSA ganhou do Murici por 4 a 0. O técnico do CSA é o cearense Flávio Araújo. Na estreia pela Copa do Nordeste, empatou em casa com o Sampaio.
Sufoco
Quando da estreia do CSA na Copa do Nordeste, o Azulão penou, em casa no Rei Pelé, para alcançar o empate com o Sampaio Corrêa. O gol salvador só aconteceu aos 44 minutos da fase final, marcado por Bruno Veiga. Se o Ceará voltar a mostrar o que sabe, certamente não terá problemas.
Recordando
23 de janeiro de 2008. Assim se passaram dez anos... O técnico Oliveira Lopes, também conhecido como Oliveira Canindé, comanda o Ferroviário no Campeonato Cearense. Ele, em 2010, foi campeão brasileiro da Série D pelo Guarany/S. Em 2013, campeão da Copa do Nordeste pelo Campinense. No momento dirige o Treze/PB.
Titular
A experiência do técnico Marcelo Chamusca, usando o time B no clássico com o Ferroviário, não obstante o resultado ter sido criticado por parte da torcida, ofereceu a ele a oportunidade de ver a evolução do grupo no aspecto produtivo. A luta por vaga no time titular começa assim.
Especialista
Faz muitos anos eu não via um gol olímpico no futebol cearense. Danilo, ala do Horizonte, fez um no primeiro tempo do jogo com o Fortaleza. Boeck foi surpreendido. Na segunda fase, Danilo quase marca um segundo gol olímpico, o que, creio, seria um recorde mundial. Só não o fez porque desta vez Boeck ficou atento.
Ele sabe
O técnico Fernando Filho assume interinamente o comando do Ferroviário, após a saída de Carlos Rabello. Fernando é estudioso do futebol. Tem qualificação para dirigir qualquer time grande da região. Aliás, poderia ser mesmo efetivado como novo técnico coral. Fernando sabe.
Comparação. Hoje, mais uma vez, será possível uma comparação entre o nível técnico da Copa do Nordeste e o dos certames estaduais. É claro que, teoricamente, a Copa do Nordeste está num patamar acima, máxime pela presença de alguns clubes que ostentam expressão mais significativa no cenário nacional. Isso é verdade. Entretanto, levando-se em conta alguns jogos da Copa do Nordeste, a qualidade equipara-se aos jogos dos estaduais. Claro que isso vale como exceção.