Após as primeiras partidas da Copa do Nordeste já é possível se ter uma avaliação razoável a respeito dos concorrentes. Dentro da previsão, Bahia e Sport/PE confirmaram o favoritismo, com duas vitória (100% de aproveitamento). E surpreendendo, por fora, o Sampaio Corrêa que também ganhou seus dois jogos e igualmente soma seis pontos. Os nossos representantes, Ceará e Fortaleza, ficaram pela metade. A rigor, ambos se deram bem apenas diante dos times do Piauí, com goleadas do Leão sobre o River (3 x 0) e do Vozão sobre o Flamengo (5 x 0). A vantagem do Fortaleza é já ter enfrentado um grande, o Sport. Já o Ceará enfrentou apenas duas modestas equipes. É uma avaliação apenas inicial. Há muito coisa para mudar.
Mudança
A propósito de mudança, o técnico Lisca deve estar atento às vacilações da defesa do Ceará. Mesmo com a goleada sobre o Flamengo, houve três erros graves na retaguarda alvinegra, fato neutralizado pelo goleiro Everton. Na estreia, quando da derrota para o Vitória da Conquista, a defesa também falhou feio nos dois gols que levou.
Correção
Foi por problemas continuados na defesa que o Ceará quase foi rebaixado na Série B nacional no ano passado. Lisca terá de cortar esta herança nada agradável. Pior é que, quando usou o time alternativo, as lambanças atrás foram um tormento, culminando com derrota para o Guarani/J. Taí um problema para Lisca.
Recordando
Morreu o ex-zagueiro Tidão. No foto ele quando no Calouros do Ar de 1966. A partir da esquerda (em pé): Chinesinho, Tidão, Sebastião Neto, Osias, Gomes e Aracati. Na mesma ordem: Mota, Gilson Puskas, Mendonça, Adonias e Raimundinho. Familiares e amigos prestaram ontem justa homenagem ao Tidão, quando da Missa da Esperança na Igreja da Santíssima Trindade, no Jose Walter. (Do álbum de Elcias Ferreira).
A rodada
Pelo Campeonato Cearense, hoje, 16hs, no PV, Fortaleza x Uniclinic. As equipes já estão classificadas para a próxima fase. Vale apenas para o critério "melhor campanha". Já Guarany/S x Tiradentes no Junco vale briga pela terceira vaga, ora ocupada pelo Bugre. Transmissão ao vivo pela TV Diário, hoje, a partir de 15h45.
Amanhã
Ceará, já classificado no "estadual", tem jogo contra o Quixadá, amanhã, no Abilhão. Também para o Vozão vale apenas para o critério "melhor campanha". Já para o Quixadá é certamente a última chance de sonhar com a terceira vaga. Como o Quixinha tem um jogo a menos, se ganhar do Ceará, poderá colocar na mira Tiradentes e Guarany.
Escolinha
Paiva Filho tem uma vida dedicada ao esporte e, não raro, exerce a função de repórter. Fundador da Escolinha de Futebol da Vila Manoel Sátiro, lá comanda programa social há 39 anos. É assessor da Fazenda Haras Claro e incansável divulgador do Jockey Club Cearense. Hoje Paiva Filho completa 75 anos de idade razão por que alvo de justas homenagens.
Mensagem do Jornalista Eliézer Rodrigues: "Noticio com tristeza a morte, quarta, dia 17, de um dos maiores craques que vi jogar na minha juventude: Zé Santos, cearense que brilhou no timaço do Tiradentes da PM do Piauí na década de 1970. No auge foi sondado pelo Corinthians/SP. Não foi. Encerrou a carreira nos times dos subúrbios de Fortaleza. Quando o encontrava, a conversa cheirava saudade da bola que rolava pelas areias dos campinhos nas antigas esquinas do Monte Castelo. Coisas que o tempo levou".
Acompanhe os comentários em http://bit.ly/tombarros-tvdn