Tom Barros: Agora o mata-mata local

Vamos para a fase eliminatória do Campeonato Cearense. A fase mata-mata, que é detestada por alguns e festejada por outros. Se der empate de pontos entre os clubes após os dois jogos, a decisão será nos tiros livres, batidos da marca do pênalti. Seria interessante que desde já goleiros e batedores de pênalti treinassem bastante, visando a evitar vexames. Quem entra como favorito nesta fase, já pela campanha que empreendeu, é o Ceará. O Fortaleza, a despeito dos tormentos, aliviou tensões após golear o Itapipoca. Dirão, talvez, que a goleada foi contra um time que já estava arruinado pela própria natureza. Tudo bem. Mas goleada, ainda que contra os fracos, tem o mágico poder de criar ânimo novo. Agora, no mata-mata, a hora da verdade. Adeus às ilusões.

Sempre assim

A primeira fase do campeonato terminou e mais uma vez repetiu-se o que comumente acontece: caíram os técnicos que começaram o ano nos dois maiores rivais: Hermerson Maria pelo Fortaleza e Gilmar Dal Pozzo pelo Ceará. Experimentaram o que já é de praxe: a pressão dessas duas torcidas não perdoa. É cruel, amigos.

Vale, sim!

Engana-se quem diz que o certame estadual não vale nada. Se não valesse, qual o motivo da demissão dos técnicos Júnior Cearense (Guarany/S), Roberto Carlos (Horizonte e Uniclinic, Vladimir de Jesus (Uniclinic), Sérgio Alves (Tiradentes), Neto Maradona (Itapipoca), Emerson Maria (Ceará) e Dal Pozzo (Ceará)?

Recordando

16 de fevereiro de 2006. Assim se passaram dez anos... Vila Olímpica Elzir Cabral. Treino coral na Barra do Ceará. A partir da esquerda: o meia Marcelo (nº 9) e o zagueiro Reidner (nº 8). Na época, o técnico do Ferroviário era Josué Mendonça. Quem indicou Reidner foi o preparador físico coral, Milton Fernandes, que conhecia o jogador. Reidner jogava no Barra de Garças do Mato Grosso do Sul. Reidner está com 42 anos e já pendurou as chuteiras.

Image-1-Artigo-2210159-1

Observações

Ceará x Uniclinic nas quartas. Vozão favorito todo. // Fortaleza x Tiradentes tira-teima para o Leão. Derrota anterior (2 a 0) para o Tigre deixou em alerta o Leão. // Rebaixamento do Guarany/S deixa Região Norte fora da Série A, já que Itapipoca caíra antes. /// Horizonte a mil. Guarani/J no embalo. Maranguape discreto. Ferrão oscilante.

Luto coral

O Mudinho, que torcia pelo Ferroviário, morreu no sábado passado. Ele era muito conhecido nos estádios, máxime no PV. O Mudo coral, quando ia ao PV, passava pela minha casa. Fazia sinais de alegria ou tristeza, de acordo com a situação do seu Ferroviário. Aguardo do Val uma foto do Mudo com a camisa coral para homenagem póstuma.

Artilheiro

Edson Cariús, não obstante as dificuldades por que passou o Uniclinic, confirmou sua vocação de artilheiro. Seus gols foram fundamentais para tirar do sufoco a equipe, principalmente na reta final, quando o time ficou pendurado até a rodada final. Mostrou oportunismo no gol que marcou ontem, quando do empate (2 x 2) com o Ceará no Castelão.

Image-0-Artigo-2210159-1

Nomes. Tite fez a quinta convocação da Seleção Brasileira, agora visando aos jogos diante Uruguai (23/3 Montevidéu) e Paraguai (28/3 São Paulo) pelas Eliminatórias da Copa 2018. Dos 23 chamados (19 do exterior e quatro daqui do país), pela primeira vez o goleiro Ederson, do Benfica. Já os veteranos, meia Diego Cunha/Flamengo ( 1º jogo pela Seleção em 2003), e o atacante Diego Souza/Sport (1° jogo na Seleção em 2009), que atuaram no amistoso contra a Colômbia, retornam à Seleção. (Dados de Airton Fontenele)