Tom Barros: a vitória da esperança

Finalmente, o Ceará ganhou. E celebrou como se um título. O 1 a 0 sobre o Sport festejado como se uma goleada. É que, nesse triunfo após o retorno da Copa, havia todo um significado especial. Um espantar de traumas e complexos. Nascimento de esperança, ainda que tênue. O jogo foi equilibrado, máxime no primeiro tempo. Na fase final, Arthur, sempre ele. E dele o gol aos nove minutos, após boa jogada de Felipe Azevedo. O Sport reagiu. Acho até que o Ceará aceitou demais. Nisso, quase Andrigo empatou. Everson salvou. Em dois lances Arnaldo errou e permitiu ao Sport chegar mais. Luís Otávio deu-lhe uma bronca jamais vista no PV. Lisca tem de ver isso. Vitória do Ceará, finalmente. O PV tem seus encantos.

Reviravolta

CSA x Fortaleza, que poderia ser um jogo comum da Série B, assumiu características especiais. O Fortaleza experimentou insucessos consecutivos, enquanto o CSA encostou e reduziu a um ponto a diferença. Jogo vale a liderança. E pega o Fortaleza num perigoso período de transição.

Esperança

A cada contratação concretizada pelo Fortaleza, principalmente para o setor de ataque, abre-se nova expectativa de que o Leão volte a jogar como na época em que estava com Osvaldo, Edinho e Gustavo. Aí está Getterson. Mas é preciso paciência, pois a retomada sempre requer alguns jogos a mais. A conferir, pois.

Recordando
 
for
 
20 de julho de 2008. Assim se passaram dez anos... O meia Raul, então no Fortaleza, disputado a Série B nacional. Raul Victor da Silva Cajazeiras jogou no Ceará, Internacional, Ferroviário, Goiás, Gama, Fortaleza, Horizonte, Anapolina, Icasa, ABC, Santa Cruz, Mirassol, Guarany de Sobral e Asa. Ele está com 36 anos de idade.

Contraste

Adoro estádios que têm o nome fora do comum. Um deles é o Estádio Passo D'Areia, onde o Ferrão em Porto Alegre decidirá diante do São José a vaga na final da Série D 2018. Esse estádio fica no norte de Porto Alegre. Interessante é o contraste: a denominação é Passo D'Areia, mas a grama usada neles é a sintética.

Outro Passo

Em Lucas do Rio Verde o nome do estádio também é muito bonito: Estádio Municipal Passo das Emas. Já em Imperatriz, no Maranhão, o nome é Estádio Frei Epifânio da Abadia. O local poderá ser palco de uma das finais da Série D, pois o Imperatriz lá ganhou do Treze e vai na vantagem para o jogo de volta.

Em forma

Em Sobral conversei com meu amigo Luís Torquato, o maior dirigente do Guarany em todos os tempos. Luís foi campeão brasileiro da Série D 2010. Ele está bem e até se permite a alguns exageros alimentares. Forte e rosado, curte a vida. Sobre futebol, segue à distância, mas seus olhos brilham quando fala do Bugre. Grande, Luís!

Consciente. Como é agradável conversar com Magno Alves, jogador que conhece futebol nos bastidores e fora dos bastidores. Sabe tudo do que ocorre dentro de campo e fora de campo. Suas colocações são muito lúcidas, muito conscientes. Reservado, falou de Copa do Mundo com a prudência de sempre. Ele está certo. Muitas vezes uma interpretação equivocada pode gerar delicadas polêmicas, máxime pelo estímulo de pessoas que adoram atirar "gasolina" através das redes sociais.