Tom Barros: À sombra de um sorriso

Sisudo, antipático, mas competente. Givanildo Oliveira, técnico do América/MG, é assim mesmo. Arrancar um sorriso dele é muito difícil. Só mesmo piada contada pelo Tom Cavalcante e olhe lá... Conheci Givanildo na época em que treinou o Fortaleza. Ele me foi apresentado pelo médico Dias Junior. Como eu cobrava muito na coluna um sorrido dele, Givanildo acabou sorrindo ante a brincadeira. Foi a única vez que o vi assim. Agora está aí Givanildo no caminho do Ceará. Ele disse que o América está tranquilo, pois um empate confirmará sua ascensão. Já para o Ceará o empate poderá trazer sérias complicações na última rodada. Ao alvinegro só a vitória dará melhor condição no jogo final com o Macaé. Se derrota do Vozão, Givanildo seguirá à sombra de um sorriso...

Malas

O deputado Ely Aguiar apresenta na TV Diário o programa "Os Malas e a Lei". Bem poderia focalizar as malas e malas que circulam Brasil a fora nestes tempos de definição da Série B nacional. Ou alguém é anjo para imaginar que no futebol as malas são ficção. Bobinhos, time rebaixado adora uma gratificação extra.

Certo ou errado?

"Mala branca" não é suborno. Segundo Aurélio, suborno é "dar dinheiro ou outros valores a, para conseguir vantagens, coisa oposta à justiça, ao dever ou à moral". A "mala branca" está fora. Se fosse pagar dinheiro para o time perder, aí, sim, estaria caracterizado o suborno. Um agrado a mais para o time cumprir a missão de ganhar não é crime.

Mata-Mata

Vejam como ser primeiro na fase classificatória nem sempre representa certeza de melhor resultado na fase mata-mata. Na Taça Fares Lopes, o Tiradentes fez a melhor campanha dos dez participantes (15 pontos). Pois no Coliseu o Tigre foi derrotado pelo Alto Santo e agora está em desvantagem para o jogo de volta. Na Série C a maioria foi assim.

Surpreendente

O Ferroviário perder para o Guarani/J no Romeirão seria normal. Problema foi perder por uma diferença de dois gols (3 x 1). Como o primeiro item de desempate é o saldo de gols, o Ferrão terá de ganhar por diferença de três gols para ficar com a vaga de forma direta. Complicou. O Guarani, com mérito, está com a mão na vaga para as semifinais.

É contra

O ex-jogador Bechara, que hoje comenta futebol na TV Diário, é contra a colocação de gramado sintético no PV. Quando no futebol europeu, ele jogou algumas vezes em gramados artificiais. Considerou horrível a experiência. Bechara entende que esse tipo de grama compromete muito a saúde do jogador profissional. Por isso é contra.

Eliminatórias

Hoje em Salvador na Bahia Brasil x Peru pela quarta rodada do nosso Continente. De 1936 a 2015, houve quarenta jogos entre as seleções principais (28 vitórias do Brasil, 3 vitórias do Peru, 9 empates). Em eliminatórias de Copas do mundo, houve nove jogos (5 vitórias do Brasil e 4 empates). Na atual disputa o Brasil tem quatro pontos (0 x 2 Chile, 3 x 1 Venezuela e 1 x 1 Argentina). O Peru tem três 3 pontos (0 x 2 Colômbia, 3 x 4 Chile, 1 x 0 Paraguai). Dados de Airton Fontenele.

Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros