O Sport de Recife ganhou de virada (1 x 2) do Botafogo em pleno Estádio Almeidão em João pessoa. O favorito confirmou em campo sua melhor condição. O Bahia fez mais bonito ainda: ganhou do Santa Cruz no Estádio do Arruda em Recife, 0 x 1. O Sampaio Corrêa ganhou do Flamengo/PI no Estádio Albertão (0 x 2). O CRB de Maceió foi à cidade de Estância, em Sergipe, e lá ganhou do Estanciano (1 x 2). Citei aqui os times que fizeram as melhores proezas porque ganharam na casa do adversário. Largaram portanto com significativa vantagem. Na minha avaliação, o maior feito da rodada inaugural foi o do Bahia. Sim porque não faturou um jogo simples. Na verdade faturou um dos maiores clássicos do Nordeste. Bahia e Sport sempre estão entre os favoritos para ganhar a competição.
Goleada
Apesar de a vitória (3 x 0) do Fortaleza diante do River/PI não ter sido fora de casa, mereceu destaque geral porque foi a primeira goleada da competição, ou seja, o placar mais elástico da primeira rodada. Isso também tem um peso significativo. Dá moral ao time, principalmente porque amanhã o Leão já estará em Recife onde pegará o Sport.
Adversário
No Sport, adversário tricolor, está o lateral-direito Samuel Xavier, ex-Ceará. Samuel está bem. Ainda sobre o Sport, o técnico Falcão sempre gostou de dar oportunidade a jovens que se destacam nas bases do clube. Assim ele resolveu apostar em Fábio e Wallace. Em João Pessoa, Falcão fez entrar Fábio no lugar de Maicon, mas não usou Wallace.
Recordando: Hoje faz exatamente dez anos que essa foto foi batida. 16 de fevereiro de 2006, o meio-campista Pedrinho, do Ceará, faz exercícios físicos em Porangabuçu. José Pedro Santos nasceu em Campos dos Goytacazes no dia 6 de setembro de 1976. Foi revelado pelo Noroeste/SP em 1996. No Palmeiras foi campeão da Copa Libertadores de 1999 e campeão da Mercosul em 1998. Encerrou a carreira no Funorte/MG em 2011 aos 35 anos de idade.
Boa margem
Com a oportuna vitória sobre o Icasa, em Juazeiro, o Maranguape abre significativa vantagem sobre Itapipoca e Icasa. Além dos três pontos a mais, o Maranguape tem um jogo a menos. Portanto, o jogo Uniclinic x Maranguape, quarta-feira, no PV, ganhou maior importância, máxime após a derrota do Uniclinic para o Itapipoca.
Marketing
O crescimento da torcida do Fortaleza nas últimas décadas tem tudo a ver com o marketing que Sílvio Carlos iniciou em 1987, fazendo visitas a colégios públicos e particulares, levando para a garotada cadernos, lápis, camisas, chaveiros, flâmulas e outra motivações tricolores. Ainda hoje o Leão colhe os frutos desse trabalho.
Internado
O treinador de goleiros do Fortaleza, Salvino Damião Neto, segue internado no Hospital do Coração. Salvino, em razão mesmo da inatividade, passa por limitações financeiras. Em momentos assim a presença e apoio dos amigos é fundamental. Salvino foi campeão cearense pelo Fortaleza em 1982, 1983 e 1985. Também jogou no Ceará e no Ferroviário.
Notas & notas
O técnico Filinto Holanda chegou da Áustria com a bola toda. Fez do desfigurado Itapipoca um time definido: fechado total e jogando por uma bola. Assim, arrancou um empate do líder Fortaleza (1 x 1) e bateu no favorito e vice-líder Uniclinic por 1 a 0. Vamos conferir na sequência. /// Do leitor Renato Rocha: "Preocupante e lamentável ver como o nosso campeonato estadual está perdendo a tradição e o charme". Alô, Renato! A tradição ainda está sendo mantida. O charme é que está sumindo.
Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros