Tm Barros: 'Beber água na Fonte'

Ganhar do Bahia, sábado próximo, a missão. Empate não resolve: complica. O Ceará precisa desses três pontos em Salvador. Observem: ainda que o Vozão vença o jogo, o Bahia continuará à frente do alvinegro, já pelo número de vitórias. Ambos ficariam com 50 pontos, mas os baianos com uma vitória a mais. Esse segundo critério de desempate ainda representa um entrave para o Ceará. Dos times que têm chance de chegar ao G-4, o Ceará é o que tem menor número de vitórias: Náutico (15 vitórias), Bahia (14), CRB (14), Ceará (12). E até o Criciúma, que está uma posição atrás do Ceará, tem uma vitória a mais: 13. Importante, pois, o alvinegro mirar a pontuação, que define direto. Daí a necessidade de o Ceará beber água na Fonte Nova já.

Análise

Vi a vitória do Bahia sobre o Brasil de Pelotas na Fonte Nova. Vitória apertada, difícil, 1 a 0. Foi na 31ª rodada. Na rodada passada o Bahia empatou com o Oeste, time que faz a bola rodar, mas não sai do lugar. O Oeste está há onze jogos sem vencer. O tropeço do Bahia aguçou mais ainda a importância do jogo com o Ceará. Virou decisão.

Condições

Pelo que observei nos dois recentes jogos do Bahia, nada demais. A zaga com Tiago e Jackson tem oscilado. O meia Renato Cajá não tem segurado bom desempenho. Régis o substituiu no transcorrer dos dois jogos. Na frente, sempre Edigar Junio e Hernane. Mas olho vivo no garoto Wesley Natã, que tem entrado bem e assinalado gols.

Recordando

Assim se passaram dez anos... 21.06.2006. Fortaleza treina em Beberibe. No lance, Ramalho (à esquerda) e Valter. Detalhes: o meia Édson Ramalho dos Santos está com 38 anos. Já encerrou a carreira. Seu melhor momento foi no Corinthians em 1996/97. Jogou no Bahia (2001) e no São Paulo (2004). O volante cearense Valter (38 anos) jogou no Horizonte, Tiradentes, Alecrim, Sampaio Corrêa, River/PI e CRB.

Image-1-Artigo-2147563-1

Reformulação

No Fortaleza, novidade agora apenas para depois das eleições tricolores em dezembro. Creio que uma antecipação do pleito seria interessante porque o novo comando ganharia mais tempo para montar o time, visando ao estadual que já começa em janeiro. Evitaria, pois, a pressa, que é inimiga da perfeição. Articulações continuam.

Guarani na Copa

Parabéns ao Guarani/JU pelo bicampeonato na Taça Fares Lopes. Ganha o direito de participar da Copa do Brasil. Mais uma vez Juazeiro do Norte será cenário de competição nacional. Só espero que não falem em desistência, como foi a especulação recente no caso da Copa do Nordeste, fato que gerou polêmica e incompreensões.

Saudade

Carlos Fred, voz, narração precisa, leitura do jogo, talento. Eu o vi nascer para o rádio, crescer na profissão, brilhar na TV. Tantas viagens nacionais e internacionais juntos fizemos. Daí a amizade sólida, o respeito, a lealdade. Hoje, às 20 hs, na Igreja Jesus Maria José em Antonio Bezerra, a Missa da Esperança. Familiares e amigos em oração. Valeu, querido amigo! Saudade.

Image-0-Artigo-2147563-1

Eliminatórias. Para os jogos Brasil x Argentina (10/10, Belo Horizonte) Peru x Brasil (16/10, Lima), Tite fez a terceira convocação. Chamou 24 atletas (um a mais porque Casemiro só poderá atuar contra o Peru). Dos convocados, sete ainda não jogaram com Tite: Weverton, Alex Muralha (Goleiros), Gil, Thiago Silva, Rodrigo Caio (Zagueiros), Fagner (lateral) e Douglas Costa (Atacante). Os demais 17 já atuaram pelo Brasil com Tite. Nas eliminatórias, Brasil líder; no ranking Fifa, terceiro. Dados Airton Fontenele.