Fase decisiva
A cada gol na rodada de ontem, mudava a posição temporária de líder. Ferroviário, Guarany, Horizonte e Fortaleza revezaram-se no primeiro posto, mas o G-4 acabou ficando como começou: sem alteração. Apesar de não ter jogado bem em Limoeiro, o Ferrão, mesmo com vitória apertada (1 x 2), mereceu o primeiro lugar do grupo. Foi mais regular na campanha. O Guarany de Sobral fez bonito: bateu no Ceará em pleno Castelão. Leva a decisão da vaga para o Junco, mas é bom lembrar que, na quarta rodada, o Horizonte foi a Sobral e empatou com o Bugre lá dentro (1 a 1). Isso prova que tudo poderá acontecer em Sobral no sábado. O Leão desmontou o Itapipoca (0 x 4). Mais que a vitória, vale a repercussão da goleada. O Fortaleza enche-se de moral para o clássico tricolor. Na nona rodada o Leão aplicou 3 a 2 no Ferroviário. Equilíbrio.
Responsabilidade
Há muito, o volante Dedé vem confirmando seu talento. Ótimo na posição, chamou atenção desde seus primeiros passos no Ferroviário. Versátil, também atua de ala direita, embora não goste quando ali escalado. Agora, alça voo em busca de novos desafios. Até aí, tudo bem. Mas seus procuradores devem lembrar ao Dedé a importância das questões legais e contratuais. Isso é fundamental na carreira de um atleta profissional, até mesmo para evitar complicações futuras.
Fase decisiva II
O Guarany de Sobral é o único invicto. Sua vitória sobre o Ceará fortaleceu o moral do grupo para encarar o Horizonte. Ganhou não do Ceará mambembe de Renê Simões, mas do Ceará de PC Gusmão. /// O destaque em Limoeiro foi Felipe Klein, não apenas pelos dois gols que marcou, mas pela forma como os marcou (giro e drible rápido no marcador antes da conclusão), além de ótima movimentação no ataque. /// Se Tatu confirmou sua condição de artilheiro, Rinaldo confirma a sua identificação com a camisa tricolor. Nas semifinalistas, dois artilheiros do certame: André Luís (Horizonte) e Tatu (Fortaleza), com sete gols. Serginho do Boa Viagem também fez sete, mas está fora da decisão.
Tempo para ajustar
A derrota do ceará, ontem, confirma de certa forma a necessidade de tempo para novos ajustes, mas agora trabalhando em duas frentes: "Estadual" e Copa do Brasil. Terá alguns dias de folga, mas ainda insuficiente para deixar a equipe no ponto. Portanto, terá de aprimorar-se nas próprias competições. A esperança agora é Dinei.
Notas & notas
Alvo especial de atenções hoje o presidente da FCF, Mauro Carmélio, que aniversaria. Mauro tem lutado muito para modernizar o futebol cearense. Parabéns. /// Bonito faz o cearense de Sobral, Florent Amodio, naturalizado francês, que brilha na patinação nos Jogos de Vancouver. Ele nasceu em 1990. Foi adotado quando criança. Patina desde os 4 anos. Representa a França em razão de ter sido campeão do French Masters na temporada passada.
Experiência
Do Maranguape todos esperavam muito mais, máxime porque o trabalho preparatório foi elaborado por Maurílio, agora técnico, ex-ídolo de tantos clubes brasileiros quando jogador de futebol. /// Queira Deus possa finalmente o Quixadá deixar a sua vida de time cigano, ora em Horizonte, ora em Morada Nova, ora em um lugar qualquer do estado. O lugar do Quixinha é o Estádio Abilhão e não peregrinando por aí...
Recordando
Início da década de 1960. Uma das boas formações do Fortaleza. A partir da esquerda (em pé): Pinto, Renato, Sanatiel, Célio, Benedito, Mesquita e o dirigente Antonio Gumercindo. Na mesma ordem (agachados): Zé Raimundo, Didica, Haroldo Castelo Branco, Mozart Gomes e Salvador. Detalhe: o querido Mozartzinho morreu em setembro no ano passado. (Colaboração de Elcias Ferreira).