Classificação
O Ferroviário quer hoje antecipar sua classificação para a fase semifinal do primeiro turno. E tem tudo para fazê-lo. Não obstante a derrota no clássico tricolor, o time da Barra está numa posição privilegiada, haja vista a pontuação conseguida (15). Se ganhar, voltará à liderança. O retorno de Alberto, Dionattan e Diego abre o leque de opções para o técnico Desessards. O Crato, ao contrário do Ferrão, acumula três insucessos consecutivos (perdeu par o Ceará, 2 a 0; Maranguape, 3 a 2; e Guarany de Sobral, 1 a 0). E a vitória que obteve sobre o Limoeiro (3 a 0) foi através de ato administrativo, posto que o jogo no Bandeirão não terminou. É visível, pois, o declínio de produção do time cratense. Ainda assim, em razão das surpresas do atual certame, as reticências ficam no ar. E o próprio treinador coral pede alerta sobre isso.
Alto índice de acerto
O técnico Dunga divulgou a penúltima convocação antes da Copa. Interessante: no dia 06 de dezembro de 2009, o pesquisador Airton Fontenele esteve no debate Bola (TV Diário) e fez uma prévia dessa convocação. Dos 22 jogadores que Airton citou, Dunga chamou 20: Júlio César, Doni, Maicon, Daniel Alves, Michel Bastos, Lúcio, Juan, Luisão, Tiago Silva, Gilberto Silva, Felipe Melo, Kaká, Elano, Júlio Baptista, Josué, Ramires, Luís Fabiano, Nilmar, Adriano e Robinho.
Copa do Brasil
O Fortaleza inicia hoje diante do Tigres, no Estádio de Los Larios, em Xerém, Rio de Janeiro, a sua participação na Copa do Brasil. É impossível uma avaliação segura no início de um certame assim. O Leão, apesar de algumas oscilações, vem melhorando muito. Sobre o Tigres, fica difícil opinar sem tê-lo visto jogar uma vez sequer. O técnico do Tigres é o ex-jogador Sorato, iniciante na nova profissão. Na Copa do Brasil o Fortaleza ainda não chegou a uma decisão. Mas na Taça Brasil, competição semelhante criada em 1959 e realizada todos os anos até 1968, o Fortaleza foi duas vezes vice-campeão nacional: em 1960 (decidiu com o Palmeiras) e em 1968 (decidiu com o Botafogo). Boa sorte, Leão.
Serenidade a toda hora
A responsabilidade do Ceará cresce na medida em que terá os desafios da Série A. Com um detalhe: além de verbas menores em relação aos grandes clubes, terá descontos substanciais por ordem judicial trabalhista. Mas não adianta perder a calma nessa hora. O jeito é trabalhar com a serenidade pregada pelo dirigente Castelinho Camurça. Não adianta desespero.
No Junco
Sobral em festa com a campanha do Guarany. Amanhã, diante do Itapipoca, todos as circunstâncias são favoráveis ao Bugre. Mas o time do Eudi Assunção também está motivado porque tem chances de chegar à semifinal. Uma vitória do Ita no Junco levará o Itapipoca a 15 pontos. Apesar de o Guarany ser o favorito, até pela força do elenco mais qualificado, nada está decidido. A TV Diário mostrará esse jogo ao vivo, amanhã, a partir de 20 horas.
Notas & notas
Renato Rocha, vice-presidente do Ferrão, tem sido lúcido no trato das questões corais. Não perde a lhaneza nem quando o assunto é arbitragem. /// Jogador consciente faz como Michel, do Ceará: como sentiu que não estava em boa fase, pediu tempo para se recuperar. Bela lição aos recalcitrantes. /// TV Diário confirma a transmissão ao vivo de todo o campeonato da segunda divisão cearense. Boa opção para as segundas-feiras à noite (20 horas).
Recordando
1972. Ferroviário Atlético Clube. A partir da esquerda (em pé): Jairo, Carlito, Danilo Augusto, Cândido, Santos e Grilo. Na mesma ordem (agachados): Marcos, Edilson Lopes, Brígido, Didi Caucaia e Jeová. Vez por outra vejo o Danilo que hoje é técnico de futebol. Há anos não sei notícias de Grilo e Jeová. Grilo também teve boa passagem pelo Fortaleza. (Colaboração de Elcias Fereira).