Apupos e aplausos
A paixão no futebol leva a reações imprevisíveis. O momento por que passa o Fortaleza é uma prova disso. Saiu dos aplausos do tricampeonato estadual para os apupos pelo rebaixamento. O Lúcio festejado na conquista do tri terminou execrado na descida para Série C. Lúcio não suportou a pressão. O vice, Renan Vieira, assumiu. Há quem nisso veja incoerência. Renan, que mais equívocos cometeu, subiu de posto. Lúcio caiu. Um dos graves erros de Renan foi apostar no modelo gaúcho de Casimiro Mior. Também teve baixo índice de aprovação nas contratações. Mas acertou ao trazer Elton, que correspondeu. Os demais deixaram a desejar. Só há uma maneira de o novo presidente sair dos apupos: fazer novamente o Fortaleza vencedor. A pressão continuará e Renan sabe disso. Mas, como é ousado, topou o desafio. Boa sorte.
Reticente
Observem a cautela do ex-presidente do Fortaleza, Ribamar Bezerra, no trato das questões tricolores. Jamais dele se ouviu qualquer manifestação que pudesse colocar mais fogo na fogueira. Sempre que o procurei para falar sobre a crise no Fortaleza, ele preferiu tergiversar. Atitude bem justificada diante das dificuldades. Quero acreditar que, no momento oportuno, sua voz será ouvida. Agora, Ribamar concentra todos os esforços na construção do CT tricolor.
Desabafo
"Não adianta mesmo remar contra a maré. Temos que fazer o melhor pela instituição".
Lúcio Bonfim
Ex-presidente do Leão
Festa rubro-negra
A torcida do Flamengo prepara a festa do título brasileiro Série A 2009. Não há como esconder a extremada confiança dos flamenguistas, apesar de o técnico Andrade ter advertido seus jogadores contra o "já ganhou". O técnico está certo. Calejado porque experiente em tantas batalhas como jogador, Andrade não admite que o grupo se deixe levar pelo embalo da torcida. Mas, quer Andrade queira, quer não, há um consenso nacional: só uma zebra monumental tirará o título do Mengo.
Expectativa
O presidente do Ceará, Evandro Leitão, continua trabalhando as renovações. Sua colocação a respeito do clube é inteligente e oportuna. Ele afirma que, se os jogadores ficaram valorizados porque subiram para a Série A, o clube também está igualmente valorizado. Jogar no Ceará passou a ser vitrine de primeira, com direito a imagens nos horários nobres do esporte nas tvs. Assim Evandro argumenta, visando a barganhar na hora de fechar os contratos com os interessados. Tudo muito profissional.
Observações
É Inaceitável a atitude agressiva de quem quer que seja. Torcedores do Palmeiras, que tentaram agredir o atacante Vagner Love, merecem repúdio. /// Li na coluna do Everaldo Lopes (Tribuna do Norte/RN: " O ditador coreano do norte, Kim Jong-il, advertiu os órgãos de imprensa. Será proibido divulgar resultado negativo da seleção durante o Mundial da África. Lá o governo não permite transmissão de futebol pela TV. Inclusive o governo não paga à Fifa para não ter o televisionamento do Mundial".
"Tenho propostas de vários clubes, mas a minha preferência é permanecer no Ceará".
Erivelton
Zagueiro alvinegro
Recordando
Década de 90. William Pontes, na época técnico ou supervisor do Ceará, sentado no banco alvinegro no PV. William morreu há alguns anos. Sua contribuição ao futebol cearense foi muito significativa. Campeão cearense pelo Gentilândia, Ceará e Fortaleza. Deu show de bola quando na Seleção Cearense de 1962, terceira colocada no Campeonato Brasileiro. (Acervo de Jurandy Neves).