Reencontro histórico
Poderá acontecer logo mais a tão sonhada volta do Ceará à elite do futebol nacional. Longa caminhada, légua tirana de 16 anos. Deixou de ser utopia. Agora está ao alcance das mãos, ou melhor, dos pés. Não se trata do "já ganhou", que tanto PC Gusmão tenta evitar. Cuido aqui de uma verdade pura: nunca a Série A esteve tão perto de Porangabuçu. O alvinegro tem time para consolidar sua ascensão hoje. Lopes, Boiadeiro, Fabrício, Erivelton, Fábio Vidal, Michel, Heleno, João Marcos, Geraldo, Wellington Amorim, Mota e os demais suplentes já demonstraram força e competência, independente do local da partida. Entendo a cautela do Ceará e o respeito que tem demonstrado pela Ponte. Tudo bem. Mas é difícil aceitar que não aconteça hoje o histórico reencontro alvinegro com a elite do futebol brasileiro.
Penúltima cartada
Combater é missão natural de Leandro no Fortaleza. Refiro-me à função tática do jogador. Leandro poderia até ter feito um campeonato convincente, não fora a má vontade de alguns técnico que passaram pelo Pici. A propósito, nesta penúltima cartada, a função específica de marcar não poderá ficar restrita ao setor incumbido de assim proceder, mas a todos da equipe. É aquele instante derradeiro em que o homem agarra-se desesperadamente à última esperança. Lutar é a ordem.
Postura séria
"Os cartazes me incomodaram, mas só tomarei uma decisão quando terminar a Série B".
Lúcio Bonfim
Presidente do Leão
Último desengano
Lembro bem o dia em que o Ceará, há 16 anos, caiu para a Série B. Narrei Náutico x Ceará direto do Estádio dos Aflitos em Recife. O Ceará saiu na frente, gol de Claudemir, baixinho bom de bola. Achei estranho pois ninguém foi cumprimentar Claudemir que comemorou sozinho. O ambiente no time então treinado por Mário Juliato não era bom. O Náutico ganhou de virada. O Ceará caiu. Coisa do passado. Hoje, o Ceará tem a grande chance de subir para a Série A.
Contraste
A mão que afaga é a mesma que apedreja. Hoje, cartazes colocados nas ruas pedem a renúncia de Lúcio Bonfim. Expõem o presidente a uma situação constrangedora, humilhante. Há alguns meses, porém, os mesmos que hoje espalham esses cartazes pela cidade, estavam a aplaudir Bonfim em razão do tricampeonato cearense, conquistado diante do maior rival, o Ceará. Na ocasião, o Debate Bola (TV Diário) transmitiu ao vivo o instante em que Bonfim era alvo de todas as homenagens. Que contraste!
Fiscalização
O Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região (Cref5) está combatendo de forma incisiva o exercício ilegal da profissão no Estado. A Comissão de Orientação e Fiscalização, Cref5, além de investigar denúncias, realizou este ano 608 fiscalizações de orientação e averiguação, rotineiras, em empresas prestadoras de serviços em exercício físico, em onze municípios do Ceará. Fiscalizou também 15 assessorias esportivas que atuam na Beira-Mar. As ações acontecem em parceria com o Decon.
"Precisamos evitar a ansiedade. É buscar a vitória sem descuidar da marcação".
Fábio Vidal
Lateral- esquerdo do Ceará
Recordando
Novo instante da visita que, há alguns anos, os ídolos Erandy e Zé Eduardo fizeram ao programa A Grande Jogada, comandado por Sebastião Belmino na TV Diário. A partir da esquerda: o colunista, Erandy, Belmino, Zé Eduardo (Super-Zé) e Sérgio Pinheiro. Ainda anteontem recebi simpático e-mail do Erandy. Faz tempo não vejo Zé Eduardo, que mora em Salvador.