Planejamento
Independentemente da série que ocupará no próximo ano, já é hora de o Fortaleza traçar planos para Campeonato Cearense, Copa do Brasil e Brasileiro (Série B ou C). Só assim poderá contornar os problemas que culminaram com a atual crise. O Corinthians, pouco antes de cair para a Série B de 2008, elaborou o projeto de retomada. Resultado: por antecipação sagrou-se campeão da Série B e retornou à elite em 2009. O Vasco, igualmente, logo que pressentiu o rebaixamento, traçou planos para voltar à Série A em 2010. Resultado: sagrou-se campeão por antecipação da Série B e já garantiu a presença na elite em 2010. O caminho tricolor, caso caia para a C ou permaneça na B, terá de ser o mesmo seguido por Corinthians e Vasco, ou seja, planejamento antecipado. Aí o êxito será certo, com ascensão antes do término da competição.
Repercussão
A matéria publicada ontem pelo Diário do Nordeste, mostrando que a torcida do Ceará poderá fechar o ano como a quinta maior do Brasil, alcançou repercussão. A presença maciça tem tudo a ver com a transparência dada pelo presidente Evandro Leitão à atual administração. Outro fator importante: o êxito na Série B. Independe do resultado de sábado em Campinas, a torcida terá de lotar o Castelão no último jogo diante do América, visando a garantir a privilegiada colocação.
Eficiência
"Gilmak, por sua regularidade, confirmou nos treinos e jogos a condição de titular"
Roberto Fernandes
Técnico do Fortaleza
Vitória Já!
O argumento do comentarista Paulo Nóbrega é simples e faz sentido: se o empate em Campinas não define a vaga no G-4 para o Ceará, a proposta alvinegra em São Paulo terá de ser vitória. Outro aspecto que não se pode perder de vista: é sempre arriscado deixar a definição para a última partida. Não raro, em situações assim, as tensões aumentam e fazem crescer as chances de uma "bola vadia" mudar o rumo da história. Garantir a vaga logo, eis a questão.
Dois momentos
Reestruturação é a palavra de ordem na Ponte Preta. Mesmo assim, é preciso cuidado, pois o time paulista entra como franco atirador. Além disso, as malas brancas estão no mundo. Um dinheirinho a mais pesa, apesar das ameaças de inquérito por parte do STJD. /// O retorno de Wellington Amorim novamente dará equilíbrio a um setor que sentiu muito a sua ausência. Verdade que Misael tentou fazer bem o papel de Amorim, mas não conseguiu. Misael tem característica muito diferente.
Notas & notas
O técnico cearense Filinto Holanda, contratado pelo Guarany de Sobral, tem experiência internacional. Passou bom período na Áustria, país de onde recentemente retornou. Filinto também treinou com sucesso vários times em Goiás e Brasília. Resta saber a qualidade do elenco que Luís Torquato (pai) colocará à disposição do treinador. /// Há menos de um mês, quando estive em Juazeiro do Norte na festa do Foguinho, tive uma certeza: Guarani e Icasa terão times competitivos. Que se cuidem os da capital.
"Não se deixa para amanhã o que é possível fazer hoje. O objetivo é voltar já classificado"
Erivelton
Zagueiro do Ceará
Recordando
Década de 70. Ceará. A partir da esquerda, somente os jogadores (em pé): Mauro Calixto, Odélio, Hélio Show, Joãozinho, Reizinho, Paulo Tavares, Dimas Filgueiras e Otávio. Na mesma ordem (agachados): Nado, Samuel, Magela, Jorge Costa, Erandir, Élcio, Edmar e Da Costa. Onde andarão os quatro mascotes, hoje quarentões. (Acervo de Jurandy Neves).