Matéria-692677

Obstáculos naturais

Muito se fala das dificuldades que o Ceará terá, máxime em São Paulo. E pouco importa esteja a Ponte Preta mesclada ou não. Ora, mas Atlético-GO e Figueirense não terão prontos, à disposição, peitinhos para mamar. O Atlético pegará o Juventude no Rio Grande do Sul. Gaúcho não é de fazer graça, principalmente em Caxias. E não vai ladrilhar a rua com pedrinhas de brilhante para ver goiano passar. Se o Atlético quiser, terá de ralar. E ralar muito. A situação do Figueirense é um pouco mais confortável no sábado porque em casa recebe o Duque de Caxias. Mas fecha a participação fora de casa, em São Caetano do Sul. O mesmo raciocínio usado com relação ao jogo Ponte x Ceará vale para São Caetano x Figueirense: não existe moleza em São Paulo. Tirar a diferença de quatro pontos em duas rodadas não é tão simples como pensam alguns.

Justiça no placar

O gol salvador de João Marcos, no empate com o Guarani, premiou um jogador que está cada vez melhor no Ceará. Quando as coisas estão para dar certo, até algo inexplicável acontece para corrigir distorções. Revi o gol de João Marcos para entender como a bola passou por entre os zagueiros do Guarani e o atacante Mota, do Ceará. Mota mais pareceu um fantasma que turvou a vista do goleiro Douglas. Assim, a todos ofuscando, a bola lentamente entrou. E fez justiça no placar

Esperança

"Sou muito novo ainda. Quero voltar a jogar em 2010, caso o joelho permita. Confio em Deus"
Bechara
Ídolo no futebol

Última instância

O saldo de gols poderá ser a salvação do Fortaleza, um dos poucos atalhos ainda existentes, dependendo dos resultados dos concorrentes. Se o Leão ganhar seus dois jogos, ficará na expectativa do que possa acontecer com América e Brasiliense. Se estes, em seus dois compromissos, não ganharem (uma derrota e um empate por exemplo), o Leão ficará com o mesmo número de vitórias (12) e terá sobre os dois ampla vantagem no saldo de gols. Tudo muito difícil, mas ainda possível.

Responsabilidade

Jamais iria alimentar ilusões junto à torcida tricolor. Sei que todos os empecilhos estão no caminho do Fortaleza. E o time não revela poder de reação. Mas também não posso dizer que o Leão está rebaixado. Questão de responsabilidade diante dos leitores e diante dos números. Da mesma forma, ainda não posso dizer que o Ceará está classificado, não obstante a privilegiada condição que ocupa. Mas sei que, pelo futebol e vantagens que tem, nenhum outro time está tão perto de subir como o Vozão.

Notas & notas

Novidades no Maranguape que retornou às atividades ontem. O técnico é Maurílio. Ele encerrou sua brilhante carreira de jogador e agora vai para novos desafios. Seu auxiliar será Maizena que igualmente parte para nova missão no futebol. /// Hoje, o Brasil despede-se de 2009 diante da fraca seleção de Omã, 79ª no ranking da Fifa. Será em Mascate, capital desse país do Sudeste asiático. Em 2009 o Brasil disputou 16 jogos (13 vitórias, dois empates e uma derrota). Dados enviados por Airton Fontenele.

"Dentre os melhores da Série B, cito Carlos Alberto, do Vasco, e Geraldo, do Ceará"
Dorival Júnior
Técnico do Vasco

Recordando

1967. Ataque do Calouros do Ar. A partir da esquerda: Mota, Fred, Gilson Puskas, Adonias e Raimundinho. Ótimo ataque. Adonias brilhou no Ceará e na Seleção Cearense. Gilson Puskas veio do Fluminense e teve boa passagem no Calouros. Fred era artilheiro dos bons. Faz tempo não tenho notícias de Mota e de Raimundinho.

(Colaboração de Elcias Ferreira).