Três de olho na vice-liderança
Após tantos anos de espera, o Ceará nunca esteve tão perto da Série A como está agora. O jogo de hoje, diante do Guarani de Campinas, ganhou contornos especiais porque em disputa a vice-liderança. Confronto direto que tem um interesse a mais por parte do Vozão: retomar o sequência de sucesso quebrada pelo Atlético-GO na terça-feira passada. Por pura Coincidência: Ceará e Guarani foram goleados pelo Atlético no Serra Dourada. E o mais incrível: caíram pelo mesmo placar (4 a 1). O Atlético, nos três últimos jogos, fez nove gols. Mas também passou por vexame, pois foi goleado pelo modesto Duque de Caxias por 5 a 1. Esse time goiano também está de olho na vice-liderança, que, dependendo dos resultados, poderá ser alcançada por ele nas próximas rodadas. Vantagem alvinegra: dos três, é o único que joga em casa.
Firmeza
Nos momentos mais delicados do Fortaleza, Coutinho padeceu fortes críticas, algumas injustas e cáusticas demais. No jogo passado, porém, na vitória do Fortaleza sobre a Ponte Preta, ele recebeu elogios da crônica e dos companheiros. Na verdade, teve excelente atuação. Não obstante as oscilações, sempre qualifiquei Coutinho como jogador eficiente. Pena tenha sido muitos vezes sacrificado no sistema de marcação. Espero que hoje repita sua bela atuação.
Expectativa
"Estamos prontos para garantir a vaga. O episódio de Goiânia é passado".
Michel
Volante do Ceará
Alternativas e contas
Calculadora à mão, torcida e integrantes do Fortaleza estudam as alternativas que restam neste sumário de esperança. No meu entendimento, não cabe mais ao tricolor cearense preocupar-se com o que seus concorrentes farão, mas com o que terá de fazer para sair da zona de rebaixamento. Portanto, primeiro passo: ganhar do Vila Nova. Sem essa vitória nada mais adiantará aos tricolores. Depois disso, aí, sim, cabível examinar como ficarão os concorrentes.
Otimismo
Admirável o otimismo de Roberto Fernandes. Desde que chegou, mesmo após sofrer alguns revezes, jamais o vi cabisbaixo. E mantém seu otimismo nas entrevistas e no papo com os jogadores. Isso é fundamental no exercício da liderança de grupo. No mais, é esperar a mesma aplicação observada na vitória sobre a Ponte Preta. Lamentável a ausência de Gilmak, exatamente no instante em que a defesa tricolor ganhou com ele maior consistência. Se Elton repetir a bela atuação, as chances aumentarão.
Grande teste
Hoje, em Doha, capital do Catar (Ásia), Brasil x Inglaterra, num grande teste para a equipe de Dunga. A Inglaterra é a sétima no ranking da Fifa, do qual o Brasil é líder. Ambos estão classificados para a Copa 2010 na África do Sul. Nos confrontos anteriores (seleções principais), de 1956 a 2007, foram 22 jogos (10 vitórias do Brasil, três vitórias dos ingleses e nove empates). Um dos empates foi no último jogo, em Londres, junho de 2007, já na era Dunga. Terminou 1 a 1. (Dados de Airton Fontenele).
"Tudo dependerá do jogo de hoje em Goiânia. Se o Fortaleza ganhar, não cai".
Jorge Mota
Presidente do CD do Fortaleza
Recordando
1987. Rara foto de Sá Filho e esposa ao lado de Sazinho (Sá Neto) e esposa, no famoso Flórida Bar, de propriedade da família, na Rua do Rosário, centro de Fortaleza. Sá Filho jogou no Flamengo do Rio. Chegou aqui em 1939 e foi campeão pelo Ceará. Anos depois foi treinador do alvinegro. Seu filho, Sá Neto, que morreu moço demais, foi o maior fã de Airton Senna. (Acervo de Jurandy Neves).