Matéria-689357

Quase campeão

O Vasco da Gama dificilmente deixará de conquistar o título da Série B nacional. Abriu distância confortável sobre o Ceará, que é vice-líder. Diferença de sete pontos, faltando apenas quatro rodadas. O time carioca pega adversários mais frágeis. Enfrenta o Campinense na Paraíba; o Ceará vai a Goiânia encarar o Atlético. O Vasco receberá o América-RN no Maracanã; o Ceará receberá o Guarani no Castelão. O Vasco em casa pega a Portuguesa; o Ceará vai a Campinas enfrentar a Ponte. O Vasco encarará o Ipatinga em Minas; o Ceará receberá o América-RN no Castelão. Portando, o Ceará terá adversários muito mais fortes, principalmente os dois próximos: Atlético-GO e Guarani-SP, times do G-4. Mas, embora sabendo da ampla vantagem vascaína, o Ceará tem o direito de sonhar com o título. O Vasco ainda não é campeão: é um quase campeão.

Ato impensado

Dois momentos distintos da reação de um experiente jogador. Quando marcou o gol diante do Bahia (1 a 0 Leão), o atacante Luiz Carlos passou a imagem de atleta tocado pelo ideal da superação. Vibrou. Comemorou. Foi seu momento lúcido. Ao agredir inexplicavelmente o adversário, fato que gerou sua expulsão e complicou a linha ofensiva tricolor para o jogo de amanhã, Luiz deixou-se levar pelo impulso descabido de um homem em desespero. Não pode ser assim.

Luta continua

"Não perdi a esperança. Nós estamos na luta e em condições de brigar pela vaga até o fim"

Marcelo Nicácio
Atacante do Leão

Treinamento especial

A arbitragem nacional precisa passar por novo tipo de reciclagem: prevenir-se contra jogadas feitas com a mão por jogadores desavergonhados. Já é hora também de punir o jogador que se diz esperto por enganar o árbitro. Na vitória do Vasco sobre o Juventude, mais uma vez a mão da indecência marcou presença e passou impune. Pelo visto, os árbitros Charles Hebert (validou gol de mão contra o Ceará) e Nielsen Nogueira (jogo do Vasco) deveriam apitar jogos de basquete.

Ansiedade

A torcida do Ceará revela extrema ansiedade, querendo saber quando matematicamente o time estará garantido (como o Vasco fez) na Série A 2010. Depende. O retorno poderá até ser antecipado, caso os concorrentes Figueirense (57), Portuguesa (57) e Ponte Preta (52) tropecem. Mas se quiser logo se garantir independente de terceiros, estão aí, como em fila indiana, Atlético-GO e Guarani-SP, exatamente os mais próximos nas pretensões e nas posições. Aí os outros seriam cumprimento de tabela.

Notas & notas

FESTA ESPECIAL para o fundador do Ferroviário, Valdemar Caracas, que hoje completa 103 anos de idade. E, graças a Deus, lúcido total. Sua presença semanal no Caravelle a todos alegra. Parabéns, Caracas. /// Por falar em festa, bonita e emocionante a festa de 50 anos de profissão do radialista Francisco de Assis, o Foguinho, em Juazeiro do Norte. Lá estive ao lado de Wilton Bezerra e pude testemunhar o respeito e o prestígio de Foguinho, narrador que é motivo de orgulho para o Cariri e para o Nordeste.

"Os gols acontecem normalmente. Não adianta aflição quando a bola demora a entrar".

Mota
Atacante do Ceará

Recordando

Nova reforma do PV vem aí. Aproveito e publico agora a foto da reinauguração do Estádio Presidente Vargas, quando das reformas realizadas em 1995 (faz 14 anos) pelo então prefeito Antonio Cambraia (E) que aí aparece recebendo o aplauso do querido e saudoso Fares Lopes, após o descerramento da placa alusiva ao acontecimento. (Colaboração de Jurandy Neves de Almeida).