Declarações
Estragar a festa do Vasco da Gama é a missão do Fortaleza. Entenda-se por festa a possível classificação matemática do time cruzmaltino. Na verdade, não seria estragar a festa do visitante, como disse Marcelo Nicácio, mas sim adiá-la, pois o Vasco tem muita margem ainda para tropeços, sem comprometer o seu retorno à Série A. Entendo que o Fortaleza tem condições de surpreender o time treinado por Dorival Júnior. O futebol permite situações assim, onde o mais fraco bate no mais forte, onde o favorito perde para o mais frágil, onde a lógica é derrotada pela incoerência. Se você perguntar a mil torcedores, mil torcedores responderão que não acreditam numa derrota do Vasco. Mas a declaração do Marcelo Nicácio procede. A zebra existe. Não esqueçam disso.
Goleiros
Experiência nova viverá o goleiro Lopes, do Ceará. Após dezenas de jogos como titular absoluto, fica fora em Ipatinga, posto ter que cumprir punição. O Ceará está bem servido na posição. Agora retorna Marcelo Bonan, que perdera o lugar para Adilson que, por problema de contusão, cedera espaço a Lopes. De certa forma, a presença de três bons goleiros dá tranquilidade ao treinador e á torcida. Lopes precisa apenas aprimorar suas saídas quando das bolas lançadas na área.
Seriedade
"O Fortaleza vive novo momento. Profissionalismo acima das pequenas questões".
Coutinho
Volante tricolor
Chegou a hora
Na vida do Ceará, este ano, virou tema espantar tabu. Assim, aplicou 1 a 0 no Brasiliense, no Boca do Jacaré; assim aplicou 2 a 0 no poderoso Vasco da Gama em pleno Maracanã, onde jamais havia vencido. Assim goleou o América em Natal. Falta quebrar o tabu de 38 anos sem vitória em Minas nos últimos 17 jogos lá realizados nesse tempo. Há quem entenda que nesse longo período houve jogos demais (17). Penso diferente. Em relação ao número de anos (38), até houve menos jogos do que imaginei. Além disso, houve sete anos sem confronto entre o Ceará e times de Minas. Números à parte, chegou a hora de quebrar mais um tabu, já que o ano está ótimo para isso.
Notas & notas
Encontro casual tive no Iguatemi com o príncipe Alan Neto e sua Ivanilde Rodrigues. Alan é meu companheiro de batente e irmão de ideal. No papo, um consenso: o Ceará subirá. Quanto ao Fortaleza, esperança, apesar da dura realidade. /// Equipes do interior fecham contratações. Hora de abrir vantagem, começando a preparação mais cedo. No "estadual" isso pesa muito.
Indefinição na ala
Dentre os 24 jogadores convocados por Dunga para os amistosos contra Inglaterra e Omã, quatro nunca atuaram na seleção principal: Carlos Eduardo, Hulk, Fábio Aurélio e Michel Bastos. /// A lateral-esquerda é o único setor ainda não definido por Dunga para a Copa 2010. Até gora oito jogadores foram experimentados, mas a dúvida permanece. (Observações de Airton Fontenele).
"Jogadores estão querendo salários altos demais. Aqui não é o Real Madrid".
Luís Torquato
Dirigente do Guarany de Sobral
Recordando
1959. Ceará. A partir da esquerda (em pé): ? , Cláudio, Harry Carey, Claudinho, Carneiro, Alexandre, ? , William Pontes, Gilvan Dias e o médico Mota Pontes. Na mesma ordem (agachados): ? , Carlito, Expedido Chibata, Walter Vieira, Gilberto e Ananias. Faz tempo não vejo Alexandre Nepomuceno, um dos melhores zagueiros do futebol cearense em todos os tempos.