Valor do clássico
Ceará e Fortaleza já fizeram um clássico no PV num domingo pela manhã. Se não me falha a memória (que falta faz o saudoso Alfredo Sampaio) terminou 3 a 3. Não sei por que motivo o jogo começou às 09 da matina e terminou às 11 horas ou um pouco mais, sob o calor escaldante do sol de quase meio-dia. Houve até chuveiro em campo para banhar os atletas à beira do gramado. Já narrei um clássico Fortaleza x Ceará direto de Baturité quando de uma pré-temporada. Foi um amistoso ao pé da bonita serra. No final, não lembro o placar, deu uma confusão danada entre os torcedores. Pelos exemplos, o nosso maior clássico já foi mexido e remexido em campos e horários. Os rivais até decidiram um campeonato no bom Estádio do Junco na querida Sobral. Agora o remeteram para 21 horas de hoje no Castelão. Não se surpreendam se algum um dia o marcarem para três horas da madrugada...
Dúvidas
De parte a parte, dúvidas nos dois times. Isso é normal. Treinadores convivem com situação assim. No Ceará, dois casos: Anderson e Careca vinham entrando normalmente embora, a rigor, haja maior consistência com Fabrício e Heleno já pelo entrosamento e sintonia fina de quem ocupa o posto de titular. Os substitutos são bons.
Atacante
No Fortaleza, problema mesmo é Marcelo Nicácio. Ele é referência. Pena padecer contusão (tendinite), justo quando mais dele o time precisa. Não digo que o Leão não tenha no banco jogadores à altura de Nicácio.
Não é isso. Apenas Nicácio, por seu talento e poder de conclusão, impõe mais respeito aos marcadores, impedido que estes se aventurem em subidas ao ataque.
Resultados
Quando Ceará e Fortaleza começarem a jogar hoje, já saberão os resultados dos concorrentes.
Portanto, terão pleno conhecimento do que precisarão para alcançar seus objetivos na classificação da "B".
Opostos
O Fortaleza torce por vitória do Figueirense diante do Bahia. O Ceará torce exatamente por vitória do Bahia sobre o Figueirense.
Interesses diametralmente opostos. Portanto, Fortaleza e Ceará ingressarão na rodada já sabendo o quando lhes custará uma derrota ou mesmo um empate.
Isso também não deixa de ser mais um tipo de pressão.
Outro jogo
O Ceará também de olho hoje no jogo Atlético-GO x São Caetano. Um empate, creio, será o melhor resultado, pois nem deixa o Atlético subir demais nem permite que o São Caetano avance muito.
Há grande interdependência de resultados, pois.
Palavra
Neste processo de recuperação do Fortaleza está valendo sobremaneira a palavra de quem sabe muito:
Cleisson. Eu diria até que o tricolor de aço tem hoje dois mentores: o técnico, que é Roberto Fernandes, e o espiritual, que é Cleisson, homem de caráter e profunda formação moral e religiosa.
Guarda-noturno
Em razão da hora do clássico, os torcedores virarão guarda-noturno. Cada um exercendo vigilância completa sobre sua própria pessoa e sobre os seus. Olho vivo na entrada e saída do Castelão. Mesmo com o sistema de segurança especial, o torcedor deve evitar conhecidas áreas em torno do estádio onde comumente assaltos acontecem.
Mensagem
De José Everardo Araújo de Sousa: "Você reparou o quanto os torcedores não evoluíram apesar de estarmos no século XXI? No bom e velho PV, assistíamos aos clássicos sem que houvesse operação de guerra por parte da polícia. Os torcedores ficavam praticamente ombro a ombro no local da arquibancada que divide o meio campo. Hoje, infelizmente, o cidadão de bem fica receoso de ir ao estádio. Que saudades daquele tempo"!
O melhor
Pelo aspecto técnico, o Ceará está melhor. Os próprios torcedores sabem disso.
Mas quando se trata de clássico, a configuração muda e obriga o analista a observar outros dados que não os puramente técnicos.
Marcação
Muitas vezes o clássico surpreende porque os jogadores de maior destaque recebem marcação forte. Aí a solução será dada pelos que aparecem menos.
Motivo simples: estes ficam mais à vontade quando os "cobras" estão sob vigilância radical e permanente.