Matéria-675772

Convincente Vitória

Que bela jornada fora de casa fez o Ceará. Viajou para disputar seis pontos e faturou quatro. A vitória de ontem em Campina Grande confirmou a pregação de PC Gusmão: a meta será sempre ganhar. Dependendo das circunstâncias, voga um empate. Vozão fez primeiro tempo perfeito. Neutralizou a pressão inicial do Campinense. Depois assumiu o controle. Daí o gol de Geraldo (1 a 0), após cruzamento de Boiadeiro. Nem o empate dos paraibanos (Nino, de cabeça) alterou o domínio alvinegro. Wellington Amorim fez 2 a 1, após cobrança de falta por Jorge Henrique. O terceiro gol, também de Geraldo, veio como conseqüência da superioridade do Ceará. No segundo tempo, pura administração de resultado. O Campinense cresceu. Neto Maranhão quase diminuiu. Mas em nenhum momento o Ceará permitiu ao Campinense livre movimentação. E assim consolidou mais uma vitória. Com muito mérito.

Reação confirmada

O Fortaleza alcançou sua segunda vitória consecutiva sob o comando de Roberto Fernandes. Aplicou 1 a 0 no Ipatinga. Equilíbrio no primeiro tempo. Mas na fase final o Fortaleza foi melhor. O gol contra de Léo Oliveira mostra que os ventos da sorte começaram também a soprar a favor do Leão. Wanderley teve tudo para fazer 2 a 0, mas perdeu.

Fé e confiança

Nesta retomada do Leão houve muito de fé, garra e união com a torcida, que fez coro na arquibancada. Destaco a eficiente atuação de Elton na construção de jogadas. Com a vitória o Leão já fica em condições de sair da zona maldita.

Sistema

Fiquei espantado quando vi nova sugestão de mudança no sistema de disputa do Campeonato Brasileiro que poderá ser outra vez mata-mata na fase decisiva. Interessante é que a proposta de alteração parte exatamente dos que defenderam com ardor o modelo de pontos corridos, adotado na Europa. Por que agora querem mudar o que já mudaram?

Interesse

Quando defenderam o sistema de pontos corridos, o argumento foi o de que seria mais justo, porquanto contemplava a equipe de melhor campanha. No sistema que tem mata-mata na fase final muitas vezes o campeão terminava sendo um clube com menor pontuação que o segundo ou terceiro colocados. É incrível: agora defendem o modelo injusto. Pode?

Argumento

Diante dos argumentos, embora contrariando a tradição brasileira, acabei assimilando sistema atualmente adotado porque na verdade mais justo, posto premiar o time de melhor campanha. Tem sido assim nos últimos anos.

Antigamente

Agora interesses comerciais voltam à posição anterior, ou seja, a de que renderá lucro bem maior decisão distribuída em dois jogos, com a apoteose do espetáculo final, como se fazia há alguns anos. Gostaria apenas que as inteligência s do futebol chegassem finalmente a uma conclusão a respeito do assunto. Afinal, bom é o modelo dos certames europeus ou o antigo modelo brasileiro?

Mata-Mata

A rigor, as maiores competições mundiais têm a fase decisiva no sistema mata-mata. A Copa do Mundo, a Libertadores da América, a Copa América e a Eurocopa são exemplo disso. Então, senhores, decidam. Não fiquem ora pregando uma coisa, ora pregando outra bem diferente. Resolvam de vez o que desejam e não fiquem querendo fazer de bobos os torcedores brasileiros.

Notas & notas

O ex-jogador Barbosa, que brilhou no Ferrão e Guarany/S na década de 70, atual presidente a Agap será alvo de justas homenagens hoje porque aniversaria. /// No clássico de sábado, no Castelão, pessoal credenciado receberá alimentos não perecíveis para o Lar Torres de Melo. Colabore.