Matéria-669714

Quantidade e qualidade

Há um consenso: é melhor contratar menos, priorizando a qualidade, do que contratar gente demais sem exame meticuloso sobre o atual momento dos atletas. Por que então os clubes não adotam política assim e apelam para os chamados "pacotes"? Muitas vezes, as situações emergenciais obrigam o dirigente a adotar a aquisição de pacotes ou "contratações em grupo", visando a contornar problemas graves. Quem opta pela política dos pacotes pensa assim: no meio de muita gente, certamente virão dois ou três aproveitáveis. O momento do Fortaleza, por exemplo, exige rapidez nos atos. Tudo terá de ser para ontem. Daí, não obstante ter por bandeira o critério da qualidade, sempre ocorrerá uma operação de risco. Não há como esperar. Então o jeito é contratar por referências de terceiros. Se estes se equivocarem nas informações, a contratação poderá não corresponder. Mas não há outro caminho.

Explicação

Ouvi atentamente as explicações dadas pelo dirigentes Renan Vieira a respeito das contratações do Fortaleza. Ele entende que jogador da Série A está num nível superior, ainda que na reserva do clube. Teoricamente procede o argumento de Renan. Na prática, porém, dependerá do rendimento do atleta. A conferir, pois.

Retorno

Michel de volta ao meio-campo alvinegro. Até antes da contusão, foi ele o mais regular jogador do Ceará. Produção precisa como relógio suíço. Ele cumpre os noventa minutos e acréscimos como faz um vitorioso piloto de fórmula 1, ou seja, administrando tempo e energia (combustível) para chegar inteiro ao fim.

Apoio

Renan Vieira está triste não apenas pela ausência da torcida, mas também pela omissão de tricolores históricos que, sabedores das limitações financeiras, não se manifestam. A participação poderia ser espontânea, movida pelo sentimento de amor ao clube, e não mediante convocação oficial.

Esperança

Elton é a grande esperança de mudança para melhorar a construção de jogadas no tricolor de aço. Segundo Renan, a torcida terá surpresa positiva pelo potencial que esse atleta tem. Ele afirma que com Elton e com as demais contratações o Fortaleza iniciará a retomada para sair da zona de rebaixamento.

Tapetão

Advogado Irazer Gadelha está no Rio de Janeiro onde hoje, no STJD, defenderá os interesses alvinegros no processo em que o Fortaleza questiona a conquista do penta pelo Ceará.

Argumentos

Na conversa que manteve com o repórter José Maria Melo no Aeroporto Pinto Martins, Irazer disse que o Ceará está munido de material suficiente para provar em todas as instâncias a legitimidade da conquista do penta, fato reconhecido e homologado pela Federação Cearense de Futebol. Expectativa geral em torno do assunto.

Obras

A CBF, ao anunciar que a Fifa não reduzirá o número de subsedes para a Copa de 1014 no Brasil, cuidou de tranqüilizar as cidades já escolhidas. Tudo bem. Mas correu o risco de provocar acomodação nos que deixam tudo para a última hora. Um alerta da CBF sobre possível risco teria funcionado melhor, obrigando as autoridades a não adiarem o inicio das obras relativas ao evento.

De praxe

Conhecendo os brasileiros como conhecemos, ficamos na dúvida sobre a pontualidade no cumprimento dos prazos. Não vou muito longe. A inclinação brasileira para não respeitar horários e datas fica explicita nas pequenas coisas. Basta dar uma olhada nos horários dos casamentos. A noiva mais pontual chega no mínimo com hora e meia de atraso. E tudo é encarado como sendo a coisa mais natural do mundo. Estarei exagerando? Você nunca passou por situação assim?

Responsável

Pela experiência e pela respeitabilidade de Marcelo Nicácio, repito o que sempre digo a respeito dele: pode ser em campo a palavra para a tranqüilizar o grupo nas atuais adversidades. Quando um time está na zona maldita, treme até no simples ato se sofrer um gol, coisa que não o abalaria se noutra circunstância estivesse. O homem para acalmar a turma é ele.

Recordando

Li o que os jornais publicaram sobre Mozart Gomes. Também acompanhei as matérias divulgadas pelas emissores e rádio e televisão. Houve unanimidade: Mozart foi o melhor jogador cearense na opinião dos que o viram jogar. Terá havido outro melhor nas décadas 30/40? Não sei. Nasci em 1947. Vi muitos craques cearenses em várias posições. E poderia citar dezenas deles. Mas o mais completo foi mesmo Mozart. Se naquela época a comunicação fosse universal e instantânea como hoje, não tenho dúvida de que o talento de Mozart teria recebido os aplausos, a projeção e o reconhecimento mundiais.

"Para avaliar nosso momento, analisamos nossa produção nos últimos cinco jogos".
Mano Menezes
Técnico do Corinthians