Matéria-667840

Tudo ou nada

O Fortaleza está na fase em que tem de assumir todos os riscos. E não pode fazer diferença entre jogar fora e jogar em casa. Em qualquer circunstância, terá de buscar a vitória. Empate, não obstante ser resultado razoável, já não ajuda tanto. Somente vitórias consecutivas reduzirão a margem que separa o Leão da zona intermediária, onde pretende chegar já. Há muita gente na lista para mudar o time tricolor. Contratações recentes que trazem a esperança de melhor padrão para a equipe. Fica difícil opinar antes de ver o atual momento desses atletas. Daí mantenho reservas, preferindo apreciação gradual na medida em que Márcio Fernandes for aproveitando cada um deles. Não resta dúvida: a proposta visa a apresentar um novo Fortaleza, de defesa consistente. Fortalecimento a partir da meia-cancha, pois o ataque tricolor tem sido até aqui o único setor positivo, desde o início da competição.

Definição

Novos nomes exigem do treinador Márcio Fernandes muita atenção. A hora do aproveitamento é sempre muito difícil porque contempla uma série de fatores como a condição física, o momento psicológico e adaptação ao modelo proposto. A pressa, sempre inimiga da perfeição, também não permite avaliação mais apurada. Daí os riscos decorrentes.

Valor

Dos erros cometidos pelos técnicos que passaram recentemente pelo Fortaleza, possivelmente o maior tenha sido não perseverar na escalação de Bismarck. Talvez por ser cearense não teve avaliada na devida conta a qualidade do seu futebol. Esse jovem valor do Leão tinha tudo para deslanchar de vez, mas lhe negaram a merecida continuidade de trabalho.

Verdão

Vi o levantamento feito sobre as dívidas contraídas pelo Icasa para alcançar vaga na Série B nacional. Mas, se o Verdão fizer boa campanha, certamente obterá retorno tanto pela participação da torcida como pelos parceiros que surgirão. O Cariri é um polo de desenvolvimento em efervescência.

Progresso

O Cariri conta com cursos de nível superior, inclusive Medicina, emissoras de rádio e televisão, comércio em expansão, importância religiosa pela devoção a Padre Cícero, enfim, uma região viva e forte em todos os segmentos da atividade humana. Tal potencial justifica sim um time na Série B.

Prazo final

A contratação de atletas só poderá acontecer até o dia 21 de setembro, último dia útil, antes da 26ª rodada, conforme o regulamento da Série B nacional. Olho vivo, pois.

Acenos

Até 21 de setembro, portanto, os acenos poderão ocorrer entre times das diversas categorias do futebol nacional, claro em busca de técnicos e jogadores que venham alcançando sucesso em suas missões.

Prestígio

Poucos treinadores no Brasil experimentam situação tão privilegiada quando PC Gusmão. Interessante a sua decisão de definir permanência ou não no Ceará para 2010 apenas após concluída sua tarefa de classificação do time para a Série A. Aí, sem os riscos e voltas que a vida dá, terá como avaliar melhor seu futuro.

G-4

Há algum tempo, Geraldo afirmou que mais importante do que chegar ao G-4 é lá permanecer. Tem razão. Permanecer nesse privilegiado grupo é até mais difícil que nele ingressar. É que os times inseridos nas quatro primeiras posições ganham grande visibilidade e passam a ser alvo maior dos concorrentes. Aí, tome cuidado!

Exemplo

O Brasiliense esteve no G-4 durante seis rodadas. Chegou inclusive à vice-liderança da competição. Hoje teme até a zona de rebaixamento, caso tenha confirmada a perda dos três pontos no "tapetão" e venha a tropeçar diante do Fortaleza.

Afirmação

Wellington Amorim teve momentos de vacilação no Ceará. Demorou um pouco a mostrar o brilho de seu futebol que eu conhecia muito bem. Mas, de alguns jogos para cá, retomou a importância de sua participação, quer na elaboração de jogadas, quer nas conclusões, onde vinha tendo maior dificuldade. Wellington está no ponto ideal. Ótimo para o Vozão.

Recordando

Ontem, citei o excelente narrador Doalcei Camargo, que morreu há alguns dias no Rio de Janeiro. As gerações passam rápido. No Ceará, grandes narradores esportivos nas décadas 50/60 também já não mais se encontram entre nós. Wilson Machado (grito de gol fantástico) e João Ramos trabalharam na Ceará Rádio Clube. Ivan Lima (uma das vozes mais bonitas que ouvi) e Zé Santana (narrador e comentarista brilhante) na Rádio Dragão do Mar, Uirapuru e Assunção. Maurício de Carvalho (que precisão!) na Ceará Rádio Clube. José Monteiro, na Uirapuru. Parece que foi ontem. Que saudade!

"Testamos uma forma de jogar diferente. Aproveitamos para treinar uma alternativa".

Dunga, sobre preparativos para o jogo contra a Argentina

Técnico da Seleção Brasileira