Respeito
Estive no Rio Grande do Sul, a convite do casal Ivens e Consuelo Dias Branco, ao qual agradeço tanto carinho e atenção dispensados a mim, Bete, Paulo Oliveira e Joana. Visitei Caxias do Sul, terra do Juventude, adversário do Ceará logo mais. Pude ver o respeito que os gaúchos estão tendo para com o Vozão, já pela bela campanha do time cearense. Aliás, no empate com o Juventude em Caxias, na abertura da Série B, o Ceará deixara ali a melhor impressão, não obstante contratempos que depois viriam até a retomada que o levou ao G-4. Fiquei feliz também ao constatar em Bento Gonçalves, Garibaldi, Gramado, Carlos Barbosa e Canela a repercussão da TV Diário, cuja programação é muito vista naquela região. O industrial Iven Dias Branco testemunhou a popularidade do Paulo Oliveira, reconhecido nas ruas e restaurantes. A respeitabilidade vem assim, mediante trabalho, criterioso, de elevado nível.
Favorito
O Ceará é o favorito diante do Juventude. Isso todo mundo sabe. Mas é preciso um certo cuidado. O Juventude, mesmo na zona de rebaixamento, aplicou 4 a 1 no Guarani de Campinas, atual terceiro colocado. Barbas de molho, pois.
Confirmação
Mota vai para sua segunda apresentação, a primeira diante da torcida alvinegra. A estréia com sucesso fora de casa foi até bom porque aliviou possível apreensão que o atleta poderia ter em caso de cobrança maior no seu primeiro jogo. Assim, Mota fica à vontade para confirmar perante a torcida o que longe dela já foi capaz de fazer.
Afirmação
Marcelo Bonan terá nova oportunidade. Marcelo é bom goleiro, mas não se firmou no Ceará porque, no meu modo de entender, foi lançado de forma inoportuna, logo diante do Vasco da Gama. Falhou num dos gols, fato que lhe custou a estabilidade necessária. Pode ser que agora, sem pressões, ele consiga afirmação. Boa sorte, Bonan.
Recuperação
A propósito de goleiro, torço pela recuperação do Adilson, que foi por dois anos seguidos eleito o melhor do ano. Em forma, entendo que Adilson ainda terá condições de retomar a sua posição de melhor goleiro do futebol cearense.
Dupla
Simplificar no futebol é obrigação. Mas há treinadores que cavam a própria sepultura, ora pela prepotência, ora pela teimosia, ora pelas duas coisas juntas. Caso de Giba. Se Márcio Fernandes simplificar, verá que com o atual elenco ele pode até não mais chegar ao G-4, mas com certeza alcançará posição compatível com a história e tradição do tricolor cearense.
Dupla
A não ser que um deles esteja fora de forma, treinador não pode prescindir da dupla Marcelo Nicácio e Luiz Carlos. Se ambos liberados pelo DM, não há como hesitar.
Observação
Carlos Fred dá sugestão a Cristian: não conduzir em demasia a bola, visando a evitar contra-ataques. A condução em excesso já tem provocado isso. Hoje, contra o Guarani em Campinas, Cristian terá de ficar mais atento.
Condições
Hoje, favorito em Campinas é o Guarani, a despeito da goleada que sofreu na rodada passada para o Juventude no Rio Grande do Sul. O Guarani, em casa, é muito perigoso. Coisa recente, nós vimos a dificuldade por que passou o Ceará em Campinas.
Três seguidas
O Fortaleza, para consolidar sua recuperação, precisa encaixar três vitórias seguidas. Mas hoje, pelas circunstâncias, até um empate ainda será admissível e capaz de manter a autoconfiança do grupo.
Campeão
O Icasa aproxima-se do título da Série C. Circunstâncias semelhantes às do segundo jogo contra o Paysandu. Basta empate sem gols para garantir o Verdão na final. O golaço de Felipe Almeida no Asa/AL confirma a diversificação do time nas conclusões. Bela campanha.
Notas & notas
Ovacionado no Aeroporto ao meio dia de domingo, Mota esteve jantando à noite no Sirigado, onde, ao lado de seu amigo Bechara, foi homenageado por torcedores, dando autógrafos e atendendo aos fãs para fotos. ///Morreu em Recife Pinheirense, zagueiro que atuou no Fortaleza ao lado de Artur.
Recordando
Time de cronistas na década de 60.
A partir da esquerda (em pé): o 1º, Gomes Farias; o 3º, Orlando Ramalho; o 5º, Luciano Silva. Na mesma ordem (agachados): o 1º, Colombo Sá; o 2º, Cid Carvalho; o 5º, Carlos Alberto. Quem identifica todo o grupo?
"Não entendo a torcida do Ferroviário. Não ajuda e só sabe vaiar".
Gilmar Silva
Técnico Coral