Foco das atenções
O jogo mais importante da atual rodada da Série B será mesmo Ceará x Atlético/GO. Primeiro porque o líder, Atlético, em ação; segundo porque seu adversário, o Vozão, é a equipe de maior reação no certame. Verdade que a distância entre ambos ainda é significativa. Seis pontos separam Atlético (32) e Ceará (26). Mas uma vitória cearense reduzirá para apenas três pontos a diferença entre as duas equipes. Além disso, há uma interdependência de resultados com relação ao G-4. No final desta rodada, apenas o Atlético/GO não terá alterada a condição de líder porque sua vantagem no número de vitórias e no saldo de gols o fará prevalecer. Entretanto, se perder do Ceará, esse mesmo Atlético/GO já poderá deixar a liderança na rodada seguinte, ou para o Vasco ou para o Guarani, dependendo também da combinação de resultados. Portanto, o jogo no Castelão amanhã terá o foco maior de todas as atenções.
Tranqüilidade
Time quando ganha entrosamento a torcida sabe de cor sua escalação. E agora com Lopes, Boiadeiro e João Marcos ficou ótimo para PC Gusmão. Pena a ausência de Erivelton, punido com cartão. Isso quebra um pouco a automação na linha defensiva. Um pouco só.
Valor
A Série B nacional prova a sua importância na medida em que os times da ´Série A´ nela descobrem valores. Assim Bill foi do Bragantino para o Corinthians. Assim PC Gusmão esteve na mira do Flamengo. Assim Marcelo Nicácio esteve na mira do Vitória da Bahia.
Vem mais
Não pensem que vai parar por aqui o assédio de times da Série A. A tendência é aumentar conforme a necessidade de cada equipe. Carências reveladas terão mesmo de ser contornadas com a contratações de jogadores que se destacarem na Série B. É o caminho natural.
Explanação
Moradores e comerciantes de áreas que serão contempladas com obras de melhoramento das vias urbanas para a Copa 2014 mostraram-se preocupados com futuras desapropriações. No programa Paulo Oliveira o secretário de Esporte do Estado, Ferruccio Feitosa, mostrou os projetos. No seu entendimento, não há motivo para apreensões.
Aproveitamento
O Fortaleza não poderia perder Marcelo Nicácio. Ele tem sido definidor das principais situações tricolores na linha ofensiva. Sua saída abriria uma lacuna, não digo impreenchível, mas demandaria tempo para um outro alcançar o mesmo nível de aproveitamento.
Problema
Se o time perde um jogador de referência, o problema não é apenas a saída do atleta senão encontrar de imediato alguém para, com a mesma eficiência, exercer a função. Isso gera a dependência de um novo entrosamento. Mexe em tudo.
Admiração
Guto de volta como titular da ala esquerda tricolor. Eu li, na matéria escrita por Ivan Bezerra, a discrição do jogador, que é tímido e por isso evita entrevista. Será bom se a torcida puder poupá-lo de alguma manifestação contrária.
Graça
Coisas inexplicáveis do futebol: o Náutico, 18º da Série A, na zona de rebaixamento, mete 1 a 0 no poderoso Corinthians. Na rodada anterior, o mesmo Náutico foi ao Maracanã e empatou com o Flamengo. Pela lógica, Flamengo e Corinthians deveriam ter passado sem problemas pelo time pernambucano. Não passaram. A graça do futebol está nisso.
Notas & notas
Hoje, às 19 horas, na sede do Sindicato dos Radialistas, o lançamento do 36º Intermunicipal de Futebol. /// Atenção cronistas: a partir de janeiro de 2010, cursos grátis de inglês, francês e espanhol. Objetivo: oferecer noções gerais, visando à Copa 2014. Promoção da Apcdec.
Goleiro
Lopes entrou muito bem, substituindo Adilson no gol do Ceará. Não é fácil substituir um ídolo, até porque é impossível evitar análises comparativas. Lopes há conseguido realizar bom trabalho. Cabe, porém, uma advertência: andou soltando algumas bolas nas saídas do gol, indecisão perfeitamente corrigível.