Ascensão alvinegra
A escalada do Ceará no processo de recuperação acena com a possibilidade de o alvinegro, a continuar assim, brevemente se situar-se no G-4. Para quem há algum tempo passeou pela incômoda zona de rebaixamento, é salutar ver a retomada do Ceará. Estou surpreso. Imaginei que apenas no returno o Vozão poderia chegar tão perto da zona maior. Entretanto, já agora, na 13ª rodada, o alvinegro poderá iniciar um namoro mais forte com a turma de cima. Claro, torcerá por tropeços de Ponte Preta, Portuguesa, Figueirense e Brasiliense. Verdade que ainda há quatro clubes na frente do Ceará. Mas nenhum deles empreendeu reação tão forte quanto à realizada nas sete últimas rodadas pelo Ceará. Além disso, a importância de uma defesa que vai ganhando consistência, pois há cinco jogo não sofre gols. São dados que comprovam um novo padrão. Tudo a ver com o trabalho de PC Gusmão.
Afirmação
Os atacante do Ceará padeceram críticas pelo jejum de gols. Mas, há dois jogos, Misael assinala o nome dele com gols de bela feitura, sempre com um toque de inteligência no lance final. Gradualmente Misael vai conseguindo a afirmação que tanto busca.
Participação
Quanto a Preto, não obstante ter passado sem gols, vale frisar sua participação no gol de Michel, quando de cabeça ajustou o lance para a perfeita conclusão do companheiro. Gusmão insiste com Preto e Wellington Amorim e as vitórias estão dando mais força ao treinador.
Três seguidas
O Fortaleza precisa urgentemente ganhar três jogos seguidos. Isso será fundamental para o time ganhar confiança para não mais oscilar como vem acontecendo. Após a derrota para o Figueirense (3 a 1), o Leão aplicou 3 a 0 no América de Natal, que então ocupava o G-4. Animou.
Sem erro
A derrota para o Atlético de Goiânia (3 a 1) não permitiu a seqüência de vitórias desejada, razão por que tudo volta para a estaca zero. O próximo jogo do Leão será amanhã contra o Bragantino, 11º colocado. Um time de campanha até próxima à do Fortaleza, pois tem apenas dois pontos a mais. Como o jogo será no Castelão, esperança tricolor aumenta.
Destaques
A despeito das polêmicas, resta provado que a presença de Luiz Carlos é importante no linha de frente do Fortaleza.
E restou provado também que o melhor passe do Leão continua sendo o de Bismarck. Basta apurar a vista.
Esperança
Ferroviário aplica 3 a 0 no Flamengo do Piauí. E fará seu próximo jogo novamente com o Flamengo, mas agora em Teresina. Pelas circunstâncias, renova-se a esperança coral de ainda dar a volta por cima na Série D.
É força
Estive em Crateús no fim de semana. Que alegria! Na pessoa da querida prima Adelaide, agradeço os demais familiares e amigos. Conferi a força da TV Diário em canal aberto. Fui aos distritos de Ibiapaba (também no Pesqueiro) e Sucesso e nos municípios de Santa Quitéria, Catunda e Canindé. Agradeço todo o carinho.
Museu do futebol
Victor Hannover está em São Paulo. Visitou o Museu do Futebol no Pacaembu e ficou impressionado com a obra, que considerou fantástica. Há gols de todas as Copas e também de todos os ídolos. O visitante pode escolher o narrador e as imagens aparecem narradas pelo escolhido.
Ceará, Fortaleza...
No Museu do Futebol estão bandeiras do Ceará e do Fortaleza. Há escudo do Ferroviário. Há também uma camisa do Icasa, com o slogan ´O Verdão do Cariri´. O jogador cearenese Jardel aparece numa tampinha de refrigerante, promoção da época em que jogou no Grêmio.
Sugestão
Há imagens e sons extraordinários no Museu do Futebol, focalizando fatos, gols, ídolos, jogadores, locutores e cronistas de todas as épocas desde a década de 30. Bem que poderíamos pensar num museu semelhante quando da reforma do PV ou do Castelão. Os museus fazem parte dos modernos estádios. Logo...
"No Ferroviário, há algo especial. Ele surpreende na derrota e na vitória. É seu diferencial."
Assunção de Maria Gouveia Dantas
Engenheira, torcedora coral