Matéria-654544

Adeus tabu

Ceará ganhou fora de casa. Um dia teria de cair o incômodo tabu. Caiu. Assim, mais um fantasma está sendo banido do caminho alvinegro. A rigor, Brasiliense e Ceará fizeram equilibrado primeiro tempo, embora Preto e Geraldo tenham desperdiçado duas boas oportunidades. Na fase derradeira, finalmente o reencontro alvinegro com um triunfo na casa do adversário: 1 a 0, gol de Geraldo. Importante foi a entrada de Misael no segundo tempo porque a seu modo contribuiu para melhorar a produção ofensiva. Foi ele que sofreu o pênalti e ainda chegou a perder ótimo momento de gol. Já no Castelão, o Fortaleza fez a parte que lhe cabia logo no primeiro tempo. Pressionou, marcou 2 a 0 com Júlio e Edson, e cuidou de administrar a vantagem na fase final. A reação americana foi tímida e em nenhum momento incomodou o Leão, que terminou absoluto. Marcelo Nicácio fechou o placar (3 a 0). Tranquila vitória.

Conversa demorada

Ontem, no Aeroporto Pinto Martins, o presidente do Ceará, Evandro Leitão, bateu demorado papo com Castelinho Camurça, Dimas Filgueiras e Sacha Jucá. Conversa acompanhada à distância pelo repórter José Maria Melo. O verdadeiro teor foi mantido em sigilo.

Faz tempo

Depois que o ex-árbitro Dacildo Mourão deixou a Fifa, nenhum outro cearense repetiu a façanha do atual crítico de arbitragem da TV Diário. Qual o motivo: falta de oportunidade ou ausência de melhor empenho dos dirigentes junto à CBF? Talvez as duas coisas juntas.

Sem erro

Rubinho Barriquello é um piloto sem sorte. Quando ele está voando na pista, sua equipe se atrapalha e o faz perder a corrida, tal como aconteceu na Alemanha. Essa mesma equipe não errou uma vez sequer em provas passadas quando a liderança era do inglês Jenson Button, companheiro de Rubinho na equipe Brawn.

Internacionais

Cearenses aqui revelados que alcançaram êxito internacional: Mirandinha, Jardel, Iarley e Dudu Cearense. Iarley não chegou à Seleção Brasileira. Os demais foram convocados várias vezes. Mirandinha ganhou títulos pela Canarinho. Iarley foi bi mundial de clubes.

Capacidade

Não obstante as explicações técnicas dadas pelo secretário de Esporte e Lazer da PMF, Evaldo Lima, a respeito da limitação da capacidade do PV em 18 mil torcedores, há quem admita que 30 mil seria capacidade bem compatível com o bairro Gentilândia, onde o PV está situado.

Ideal

Eu também entendo que a capacidade de público ideal para o PV seria mesmo de 30 mil torcedores sentados. O projeto que aí está poderia deixar pronta uma estrutura para alguma ampliação futura, caso a Fifa venha a modificar seus parâmetros.

Milan Camp

Serginho, ex-jogador do São Paulo e Milan, estará em Fortaleza terça-feira (21 de julho). Aqui lançará o Milan Junior Camp, colônia de férias que oferecerá escolinha de futebol para crianças entre oito e 13 anos de idade, sob a supervisão de técnicos do clube italiano. Informações pelo fone (85) 3456.6100.

Elo cearense

De Laurindo Júnior (Laurindo.v.jr@hotmail.com), Natal/RN: ´Acompanho a TV Diário em Natal. Manda um abraço para meu Pai, Laurindo, torcedor do ´I love you Ferrão´, e para meu avô, Lavoisier, no Henrique Jorge. Ele torce Ceará.´ A TV Diário é elo entre cearenses.

Atitude

De Pedro Henrique (pdrinhoh@gmail.com): ´Não quero comparar administrações. Mas, na diretoria do Clóvis Dias, ele brigava nos bastidores. Todo clássico era no Castelão. Falta isso agora, ou seja, atitude em defender as cores do Ferrão e não apenas ficar dizendo amém sempre.´

Notas & notas

Ceará ganhou torcedores gêmeos: Diego e David, logo que nasceram, vestiram uniforme alvinegro. Tudo providenciado pelos pais Denise e Rafael. /// Estádio Bandeirão, um dos bons estádios do interior, estará melhor ainda em 2010, quando terá o retorno do Limoeiro à elite. /// O Mirandão, no Crato, passará por reforma?

"Além de Goiânia, outras cidades estão querendo ganhar a vaga de Fortaleza. Olho vivo."
Cristiano Santos, sobre o cumprimento das metas para a Copa 2014.
Colaborador