Modelo tático
Pouco importa o esquema escolhido por Giba para o Fortaleza enfrentar o Figueirense, hoje, em Florianópolis. Interessa, sim, melhor produção do que a apresentada no clássico com o Ceará. Ali irreconhecível esteve o tricolor, e, mais especificamente, sua meia-cancha. Enfim, como será o Fortaleza logo mais? 3-5-2, 3-6-1? Não sei. O desenho tático será melhor definido na hora do jogo, dependendo da postura do adversário. Fica difícil opinar antecipadamente. Giba tinha que mexer. Mexeu. Aí estão Amarildo, Maizena, Júlio e Saulo. Na verdade, Neto, Kiko, Cleisson e Wanderley não foram bem diante do Ceará. Agora a torcida tricolor fica na expectativa. Impossível dizer se os substitutos vão corresponder. As circunstâncias de momento não permitem. Há ainda no Fortaleza uma sensação de fase transitória, onde Giba tenta descobrir o melhor caminho. Quem sabe o encontrará hoje no ´Orlando Scarpelli´.
Tropeços
O Figueirense teve três tropeços em casa. Perdeu para a Portuguesa (1 x 2), perdeu para o Guarani (0 x 1) e empatou com o Vasco da Gama/RJ (1 x 1). Portanto, nem sempre alcança sucesso quando jogando no Estádio Orlando Scarpelli. O Fortaleza pode tirar proveito disso.
Coro
Se o Leão ganhar o jogo, independente do placar, o técnico Giba estará respaldado para segurar as modificações agora implantadas. Se o time não corresponder, terá de rever conceitos e ouvir o coro da torcida e da crônica, principalmente quanto aos jogadores Guto e Bismarck.
Em casa
Quando a tabela marcou quatro jogos seguidos do Ceará em casa, a previsão foi de o alvinegro faturar nove pontos, em decorrência de vitórias nos jogos com São Caetano, Campinense e ABC. O jogo com o Fortaleza, não obstante ser em casa, ficou no rol das partidas onde não havia favorito. Como faturou um ponto no clássico, subiu para dez pontos a projeção feita em Porangabuçu.
Missão
O Vozão cumpriu a missão até aqui: 2 a 1 no São Caetano e 2 a 0 no Campinense. Mesmo sem atuar bem, as vitórias aconteceram. Falta a última tarefa. Tem tudo para alcançar a meta.
Gols
Amanhã, diante do ABC, ampla chance de vitória do Ceará. O adversário experimenta grave crise na zona de rebaixamento. O problema de PC Gusmão está nos pés dos atacantes. Se finalmente encontrarem o caminho do gol, tudo resolvido. Até redescobriram Marcelo Braz. Tomara que dê certo.
Respeito
Domingo, faz 19 anos da morte de João Saldanha, um dos mais respeitados cronistas esportivos no cenário internacional. Morreu em Roma (12.07.90). Foi também técnico vitorioso (campeão carioca pelo Botafogo em 1957 e, em 1969, com suas ´Feras´, abriu caminho para o tri do Brasil no México.
Homenagem
Saldanha foi apresentador do livro ´Futebol Seleção das Seleções´, de Airton Fontenele, com quem fez grande amizade. Sobre Airton Saldanha publicou artigo especial no ´JB´. Depois Airton retribuiu, denominando de ´João Saldanha´ sua sala de pesquisa, hoje nacionalmente conhecida.
Ginásio
Lideranças esportivas solicitam à prefeita Luizianne Lins a não demolição do Ginásio Aécio de Borba, um dos mais usadas de Fortaleza. Diariamente ali acontecem jogos, com a participação de centenas de atletas.
Consciente
De Júlio Pascoal: ´Agora teremos local apropriado para o profissional de imprensa trabalhar. Teremos um PV deslumbrante. Quem sairá ganhando será o futebol cearense. Que os freqüentadores do PV do futuro respeitem e cuidem de um patrimônio que será do povo cearense.´
Troca de técnico
De José de Arimatéa dos Santos (arimatea101@hotmail.com) - Santa Luzia do Oeste/RO: ´Essa troca de técnicos só reflete o pouco caso dado pelos dirigentes ao planejamento. Com planejamento e um mínimo de organização os técnicos poderiam trabalhar sossegados e os resultados viriam. Exemplo melhor: a Europa.´
"Em tudo na vida, se você quer ser especialista, basta praticar à exaustão."
Rivelino Escóssio, sobre os treinos com chutes a gol no Ceará
Colaborador (rob.riv78@hotmail.com)