Na glória, vitória!
O médico Anchieta Maciel, meu amigo e pessoa pela qual tenho muita admiração, enviou-me, de presente, o DVD ´Chico Buarque e o Futebol´. O Chico é bom demais. Chico compôs para o seu time, chamado Politheama, um hino formidável, mais bonito até do que o de muitos times profissionais do Brasil. Num trecho diz: ´Na glória, vitória, na história do meu Brasil´. Quando todos gritam na glória e vitória, há sentimento interior, refletindo uma força d´alma, algo que vem de dentro, revelando firmeza de propósito e imbatível determinação. Assim a torcida espera o Ceará de hoje. Nada de ver o Campinense como lanterna senão como se líder fosse; nada de ver o Campinense de pífia campanha, mas o Campinense de tradição no futebol paraibano. Assim certamente o Vozão ganhará. E poderá repetir o que ouvi no hino composto pelo Chico: ´Na glória, vitória´. Com toda a força d´alma alvinegra.
Goleiro
O Ceará tenta estabilizar com o goleiro Lopes uma situação de intranqüilidade que vinha passando de Adilson para Bonan e de Bonan para Adilson. Agora, com a nova experiência, será possível saber se finalmente o alvinegro terá encontrado a solução.
Mínimas
PC Gusmão continua com sua filosofia de mudar apenas o essencial. Nada de alterações demais que descaracterizam o grupo e retardam a automação. No mais, é deixar também atenta a turma da retaguarda que sempre está sendo utilizada, sem comprometimento do padrão.
Complicado
O Campinense, adversário do Ceará, vive tormento dentro e fora de campo. Como se sabe, doze jogadores deixaram o time. Aqui devem estrear Mica e Guilherme. O Campinense terá quatro desfalques. Em razão disso, o técnico Argel Fucks está em apuros, tentando ajustar a equipe.
Diferença
Como se observa, as circunstâncias são bem diferentes. De um lado, o Ceará mais sereno, num processo de retomada; do outro, um Campinense cheio de problemas. Mas nada disso autoriza qualquer soberba do Vozão. As zebras estão soltas no mundo, a partir da África do Sul. Todo cuidado e respeito para com o adversário. Eis a ordem.
Contratações
Fortaleza de folga no final de semana. E com o tempo todo para trabalhar até sábado próximo, dia 04 de julho, quando enfrentará o Ceará. Até lá, preparação rigorosa, inclusive com a participação dos novos contratados, Rogerinho e Cristian.
Momento de cada
A propósito, como será a introdução de Cristian e Rogerinho num time que ganhou três jogos seguidos? Nesta parte, valerá a sensibilidade do técnico Giba. Caberá ao treinador a avaliação do momento de cada um. E, claro, a gradual utilização de acordo com as necessidades.
Armação?
Everaldo Lopes, na Tribuna do Norte/RN, questiona: ´Ano passado, esta coluna mostrou a incrível “coincidência” de a tabela da Série “B” ser armada, de maneira tal que, a partir da 10ª rodada de cada turno não exista mais jogo de time paulista contra paulista. Eis que, este ano, a mesma coisa acontece´. Oportuna observação.
Interesses escusos?
Diz Everaldo: ´Quem tiver em mãos a tabela completa da “B” pode atestar: na 10ª rodada do turno o último confronto entre paulistas reúne São Caetano x Portuguesa. A partir daí até a 19ª não há mais paulistas se enfrentando. Por que?´
Narrador
De Pedro e Paulo Mendes Silva (pedro-meendes@hotmail.com), que mora em Alto Santo: ´Meu pai é narrador esportivo, o melhor da cidade. Leia com carinho. Ele não perde A Grande Jogada .´ Agradeço a mensagem. Quanto ao microfone sem fio, ficou complicado.