Matéria-649764

Renda recorde

O Ceará tem dupla missão amanhã: primeiro, ganhar os três pontos na luta para sair da zona de rebaixamento; segundo, estimular a torcida para o clássico com o Fortaleza, quando se espera renda recorde. Vitória antes de clássico é a maior injeção de ânimo que se pode dar na galera. O Fortaleza já fez a sua parte ao ganhar três jogos consecutivos.

Ao Vozão, pois, a tarefa de obter a segunda vitória consecutiva, rumo à definitiva recuperação. Após as turbulências que culminaram com a saída do técnico Zé Teodoro, observo agora no alvinegro ambiente favorável. Claro que PC Gusmão ainda não alcançou o perfil por ele desejado para o time sob seu comando. Entretanto, as experiências que vem processando certamente apontarão os caminhos mais adequados para alcançá-lo. Há jogadores que têm potencial para render muito mais. Quero crer que isso será uma questão de tempo. Pouco tempo.

Ausência

Não resta dúvida que ausência de Geraldo será sentida. Ele exerce papel importante na armação alvinegra. Mas há quem diga que ele retém demais a bola. Pode até ser em determinados momentos. Mas, às vezes, ele assim procede por falta de opções para passar a bola.

Diferença

Uma coisa é o jogador que prende a bola porque ´delegado´, como se diz na linguagem do futebol. Outra coisa bem diferente é o jogador prender a bola, aguardando melhor posicionamento dos companheiros. Aí, por falta de opções, ele se vê obrigado a reter mais a bola.

Oportunidade

Situação importante na ausência de Geraldo é também observar o comportamento do alvinegro sem ele, visando a jornadas futuras. Que melhor opção terá Gusmão? Como funcionará o modelo sem Geraldo? Um time não pode ser refém deste ou daquele jogador, a não ser nos casos excepcionais dos craques consagrados. Mas aí é outra história.

Um ponto

Dos sete pontos perdidos em casa, no Castelão, o Fortaleza recuperou seis. Portanto, falta apenas um para neutralizar definitivamente a situação. O próximo jogo do Fortaleza fora de casa será em Santa Catarina contra o Figueirense. Com um empate, zera a conta. Se o Leão ganhar lá , estará no lucro de dois pontos.

Observação

Bom momento para Giba observar o Figueirense será amanhã, quando os catarinenses em casa receberão o Vasco da Gama. O Figueirense é o 11º colocado, 10 pontos, mas um jogo a menos que o Leão.

Paciência

Guto, que perdeu a posição para Jailson, não deve padecer frustração. Guto sabe jogar e já provou isso em muitas oportunidades. Mais cedo ou mais tarde, o próprio Giba estará convencido disso. Lembro velho provérbio: o bom cabrito não berra...

Apoio

A propósito de Jailson, ele vem tendo apresentações regulares. Talvez ainda não esteja tão à vontade para se soltar de vez. Como conta com o irrestrito apoio do treinador, é possível que nos próximos jogos alcance mais aguda produção conforme dele esperam Giba e a torcida tricolor.

SVM na África

Os repórteres André Alencar, da TV Diário, e Paulo César Norões, da TV Verdes Mares, seguem hoje para a África do Sul. Farão matérias sobre a situação geral da sede da próxima Copa do Mundo. Enfoque especial terão as obras de estrutura em andamento. Sistema Verdes Mares na vanguarda.

Notas & notas

O querido comentarista Daniel Campelo aniversaria hoje, razão por que será alvo de justas homenagens. Parabéns, amigo! /// Numa época de Copa do Mundo, o cargo de presidente de federação de futebol vale ouro. Calculem sendo a Copa do Mundo de 2014 aqui no Brasil...

Série D

Indiscutível o esforço do presidente do Ferroviário, Paulo Wagner, na montagem do time para estrear na Série D diante do Alecrim/RN. Contratações foram feitas e amistosos como pré-temporada estão sendo realizados. Amanhã, às 15 horas, haverá ´Festival de São Pedro e São Paulo´, com amistoso, festa e muito forró na Barra.

"Técnico está sempre sob pressão no Brasil. Não tenho ilusão."
Mano Menezes, sobre a insegurança da profissão
Treinador do Corinthians