Surpresas na Copa
A zebra passeia bem no seu habitat, a África. Desde o início está na Copa das Confederações. A vitória do Egito sobre a Itália foi a primeira visita real desse mamífero africano aos estádios de lá. Visita que assusta os favoritos. A segunda visita não demorou muito: a classificação dos Estados Unidos que ficou com a suposta vaga italiana. E, desta vez, ela nem poupou seus ´conterrâneos´ egípcios. Hoje, a Espanha entra como favorita absoluta. A Fúria, campeã da Europa.
A Fúria, de Fernando Torres, diante da limitada Seleção dos Estados Unidos. Todos querem Espanha x Brasil na grande final. Amanhã o Brasil se mostra como favorito absoluto diante da África do Sul. Como pensar em derrota se de um lado só estarão Kaká, Robinho, Luís Fabiano? Tenho a impressão que a presença da zebra na Copa das Confederações está concluída. Mas cuidado: ela continua tranquila, tranquila, nas savanas africanas...
Goleiro
Pelas condições do momento, o goleiro Lopes tem tudo a seu favor para estrear pelo Ceará. Adilson sente pequena contusão, além de vir já há algum tempo sendo alvo de questionamento em razão das oscilações de desempenho. Para Adilson, será até bom dar um tempo.
Diferença
De certa época para cá, as coisas mudaram. Antes, os jogadores aqui chegavam e pediam um tempo para entrar em forma. Hoje, chegam e querem logo jogar. Foi assim com Jailson no Fortaleza. E assim está sendo com Jorge Henrique no Ceará. Pelo menos demonstram vontade.
Advertência
Em Porangabuçu, um alerta: nada de ´já ganhou´ contra o Campinense. Embora o time paraibano esteja na lanterna, nada de imaginar facilidade. Ainda está na memória o estrago que o modesto Central de Caruaru fez em pleno Castelão.
Notas & notas
Jornalista Lima Júnior, da TV Diário, dará Curso de Reportagem, de 1º a 31 de julho. Detalhes pelo telefone 8801.5364. /// Técnico Dutra, que foi campeão pelo Ferroviário, está morando em Fortaleza após temporada vitoriosa no Sudão. /// Também em Fortaleza Manoel Moreira, preparador físico cearense que há 13 anos trabalha em times do Oriente Médio e África.
Campeões
O técnico Dunga e o auxiliar Jorginho foram campeões do mundo, quando atuaram juntos na Seleção Brasileira de Juniores (1983) e na principal em 1994 (Tetra). Hoje estão bem no comando da Canarinho. O técnico Dunga assumiu no dia 24 de julho de 2006.
Retrospecto
Dunga comandou a Canarinho (principal) em 43 jogos (29 vitórias, 10 empates, 4 derrotas). Aproveitamento de 75%. Comandou a Olímpica em 8 jogos. Ganhou 7 e perdeu 1. Aproveitamento de 87%. Ganhou a Copa América. Está na liderança da Copa das Confederações e das Eliminatórias. (dados de Airton Fontenele).
Qualidade
De Henrique Jorge Ferreira (herbene.henrique@hotmail.com): ´O Ceará precisa de qualidade e não de quantidade. Todo ano é a mesma coisa: sai jogador, entra jogador. A política certa seria pegar 11 jogadores e mais cinco excelentes.´
Opinião
De Sampaio (sampaioceara@hotmail.com), Patos/PB: ´Gostaria de um comentário seu sobre Geraldo e Fábio Vidal, que são improdutivos.´ Alô, Sampaio! Geraldo é bom. Basta que os demais o acompanhem. O Fábio tem consciência tática. Precisa apenas dosar mais o ritmo.
Recado
De João Batista Magalhães Almeida: ´Vale do Jaguaribe está em festa pela conquista do Limoeiro, que volta à elite como campeão da segundona. Time que quer ganhar tem que contratar jogadores da região, prata da casa, que suam a camisa e não querem só faturar dinheiro.´
Repercussão
Ainda sobre a conquista do Limoeiro, diz João Batista: ´Claro, o treinador tem que ser um desconhecido, sem fama, sem necessidade de gastar rios de dinheiro para formar um elenco. Mais de duzentas mil pessoas estão felizes por esse feito, que representa nossa região no campeonato cearense. E só no que se fala´.
"O Éder e o Tardelli são muito rápidos. Preocupam qualquer um na frente"
Celso Roth
Técnico do Atlético Mineiro, líder da Série A