Era Dunga
Após a vitória do Brasil sobre o Paraguai, de virada (2 a 1), jogo válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo 2010, cuidei de acompanhar as manifestações dos cronistas esportivos do Rio e de São Paulo, que estão mais próximos do centro do poder futebolístico nacional. Para minha tristeza, observei que o ranço nascido na Copa dos Estados Unidos contra o então volante Dunga continua bastante acentuado. Faz 15 anos. Vejam bem: o Brasil é líder, vem de três vitórias seguidas e praticamente sacramentou sua presença na maior competição mundial de futebol. Ainda assim, o pau canta na cabeça do treinador brasileiro. É verdade que Dunga não faz o marketing pessoal que Wanderley Luxemburgo faz. E talvez por isso a imprensa mantenha reserva contra o atual treinador da Canarinho. Mas ninguém pode tirar de Dunga duas qualidades: tem liderança e não faz da Seleção Brasileira entreposto de vendas...
É fogo
Enganado estava quem imaginou que a eleição para a presidência da FCF seria mansa e pacífica a favor de Mauro Carmélio. Nos bastidores fervilham os jogos de influência. Talvez nem o próprio Mauro esperasse ambiente assim. Eleição e surpresa andam juntas.
No alto
A definição sobre quem vai ocupar a cadeira que um dia foi comandada pelo saudoso Fares Lopes está sendo trabalhada nos recônditos das altas esferas políticas e sociais, próximas de lideranças da CBF. É bom não esquecer que 2010 é ano de Copa do Mundo.
Urgência
A antecipação da data da eleição na FCF provocou variadas reações. José Alci Pinheiro, ex-presidente da FCF, resolveu fazer articulações, visando ao seu possível retorno. Mas agora tudo terá de ser muito rápido, máxime para quem tem de trabalhar as bases.
Série D
Adversário do Ferroviário, o Alecrim de Natal monta esquema especial para fazer bonito e tentar subir para Série C em 2010. A propósito, transcrevo nos dois tópicos seguintes nota que li na coluna Apito Final do meu amigo Everaldo Lopes, na Tribuna do Norte de Natal.
Cobra criada
Diz Everaldo a respeito dos integrantes: ´Para situar a comissão técnica formada pelo Alecrim FC, para comandar a equipe na Série “D”, a melhor definição a ser dada é de que só tem “cobra criada”. O técnico Diá dispensa comentário. Seu assistente é Romildo Freire, um dos grandes zagueiros do futebol do RN já na era Machadão´.
Cobra criada II
O treinador de goleiros é o experiente Sérgio Maria. O coordenador é o professor Andrey Valério. Fisicultor, Jean Alves. Massagista, Rodson. Diante da corrida contra o tempo, impossível formar um grupo melhor. Na retaguarda, ninguém com mais tarimba do que João Maria Belmont.´
Otimismo
Se o Alecrim busca reforços, o Ferroviário também tem feito suas articulações. Já estão aí Eli, Júnior e Jonathan. E vem mais por indicação do técnico Gilmar Silva. O presidente Paulo Wagner está confiante, a despeito da pequena turbulência que motivou a saída de alguns colaboradores.
Boa folga
A tabela da Série C nacional tem sido boa para o Icasa. O Verdão aplicou 2 a 0 no Confiança em Aracaju no dia 24/05, fez 3 a 0 no Salgueiro no dia 30/05 (Romeirão) e somente jogará outra vez no dia 20/06 no Romeirão diante do Asa/AL. Boa folga.
Notas & notas
As inscrições para o Intermunicipal sub-23 ficarão encerradas segunda-feira, dia 15. Haverá reunião às 15 horas na sede da Ligaffi. Contato 8608.1601. /// Está de volta ao futebol o advogado da Assembléia Legislativa, Odésio Aguiar, ex-membro do TJD da FCF, onde se destacou.
Tenores
De Fernando Dantas recebi mensagem em que ele concorda e faz acréscimos na opinião que dei sobre Galvão Bueno, Falcão e Arnaldo César Coelho que, de paletó, colete e gravata, mais pareciam os ´Três Tenores´.
Estou até pensando usar smoking ao apresentar o Debate Bola, amanhã à noite na TV Diário...
"Nunca perdi a esperança. Sabia que poderia estar sendo observado e continuei trabalhando."
Gomes (novamente convocado por Dunga)
Goleiro brasileiro, do Tottenham Hotspur da Inglaterra