Matéria-645439

Paciência

Após cinco rodadas, a ausência de vitória na Série B tem deixado os clubes cearenses sob pressão. É natural que isso aconteça. Mas ainda não é hora de desespero. Há tempo para recuperação. Melhor o alerta ter sido dado agora do que no returno, quando todas as coisas se complicam. Recordo que no ano passado o Fortaleza padeceu até a última rodada. No Ceará, observo que o time cria situações de gol. O problema está nos erros de conclusão. Portanto, PC Gusmão tem de insistir nos exercícios desse fundamento, ainda que chegue à exaustão. No Fortaleza, a questão reside na difícil chegada da bola aos homens de frente. Não creio seja tão complicado resolver esta parte. Cleisson, Saulo e Bismarck têm bom passe e visão de jogo. A volta de Marcelo Nicácio dará nova referência na frente. Essa turma não desaprendeu. Ainda quero crer numa gradual recuperação. Exercício de paciência.

Cartões

Há coincidências que favorecem o clube. Caso da recuperação de Maizena no exato instante em que Neto tem de cumprir suspensão. É salutar quando a disputa acontece de forma leal. Neto deve estar mais atento para evitar cartões. Estes também levam ao banco de reservas.

Velha história

Cansei de ouvir manjada opinião de que jogador ´x´ não pode atuar ao lado de jogador ´y´ porque os dois têm a mesma característica. Na Copa de 70, os sábios diziam que Tostão não poderia jogar ao lado de Pelé. Ainda bem que os deuses superaram os sábios...

Oportunidade

Não sei quem inventou que Luiz Carlos não pode atuar ao lado de Marcelo Nicácio porque vão ocupar o mesmo espaço do campo. Que bobagem! Podem jogar juntos, sim. São livres, não estão acorrentados.

Cobrança

Há jogadores que poderão produzir muito mais. No Fortaleza, por exemplo, cito dois: Wellington Amorim e Wanderley. Este teve ótimos momentos no Campeonato Estadual. Já no Ceará há a expectativa de que Arlindo Maracanã e Ciel alcancem condição ideal.

Prévia

Há quem diga que o pífio início dos cearenses na Série B decorre do fato de o certame estadual ter nível inferior. Tudo bem. O nível do ´Estadual´ é realmente mais baixo. Concordo. Mas não a ponto de fazer com que os nossos clubes não saibam o que é vitória após cinco rodadas. A diferença de nível existe. Mas o que deixou os nossos clubes atônitos foi a fase de transição que ainda agora experimentam.

Comparação

Pesquisador Airton Fontenele compara as condições de Nilmar e Pato na disputa pela vaga de Luís Fabiano. Nilmar tem 24 anos. Jogou nove partidas por seleções brasileiras, de 2003 a 2008 (campeão mundial sub-20 em 2003). Marcou um gol. fez sete jogos pela Pré-Olímpica e duas pela ´Principal´.

Pato

Diz Airton: Pato tem 19 anos (cinco a menos que Nilmar). De 2008 a 2009, Pato fez 12 jogos pela Canarinho (seis pela ´Principal´ e seis pela Olímpica). Marcou três gols. Segundo Airton, nessa disputa a situação parece mais favorável a Nilmar.

Local

Recife tem privilégios quando a Canarinho vem para o Nordeste. Já foi subsede no Mundial de 1950. Hoje, tem novamente Brasil x Paraguai lá. E mais: no dia 9 de julho de 1989, foi em Recife que o Brasil aplicou 2 a 0 no Paraguai em jogo válido pela Copa América, quando Dunga, atual técnico, jogou.

Três tenores

Vi Uruguai 0 x 4 Brasil pela TV. Mas, quando abri o televisor, pensei que ia assistir a um show dos ´Três Tenores´, Luciano Pavarotti, Plácido Domingo e José Carreras. É que Galvão Bueno, Falcão e Arnaldo César Coelho, de paletó, colete e gravata, pareciam prontos para cantar ´O Sole Mio´.

Notas & notas

O jornalista Hider Ponte está muito satisfeito. Motivo simples: sua terra natal, Limoeiro do Norte, está de volta à primeira divisão cearense. /// Também felizes da vida Arlindo, Márcia, Mário e Victor, todos moradores do Crato. Vão vibrar com Crato na elite em 2010. /// Djalma Freire vibra com o retorno de Limoeiro à elite.

"Não sei se é trauma ou obsessão, o Ceará vencer fora de casa."
Raimundo Nonato Sales (raimundosales@globo.com)
Torcedor do Ceará