Zona baixa
É desconfortável. Os times cearenses largaram mal e continuam mal na Série B . Isso me faz lembrar a queda de Bahia e Vitória, quando há alguns anos os dois maiores times baianos desceram para a Série C nacional. A princípio, os dirigentes de Vitória e Bahia pensavam que seria possível a recuperação da equipe no próprio transcorrer da competição. Lego engano. Quando tentaram reagir, tarde demais. Aqui algo semelhante poderá acontecer. Já são cinco rodadas sem vitória para os cearenses. O jornalista Wilson Ibiapina perguntou-me sobre o número de jogadores cearenses nos dois times. Assim, de imediato, não sei. Entretanto, lembro um detalhe: quando o Fortaleza subiu para a Série A em 2002, a maioria do time era constituída de jogadores daqui, embora não necessariamente cearenses. Lá estavam Jefferson, Chiquinho, Ronaldo Angelim, Alan, Clodoaldo, Dude, Erandir, Mazinho Lima...
Culpa
Não sou contra a vinda de jogadores de fora. Sou a favor. O intercâmbio é importante. Há jogadores de fora que dão boa contribuição. Aliás, a culpa pela falta de melhor aproveitamento dos valores da terra é dos próprios times que pouco apostam nas bases.
Aproveitamento
Se os nossos times cuidassem bem da formação de seus atletas, certamente o índice de aproveitamento seria melhor que o de hoje. Há outro problema: ainda existem os ´olheiros´ que vendem as revelações antes mesmo que os clubes daqui tenham chance de utiliza-las.
De volta
Festejo o retorno de Limoeiro (1º), Crato (2º) e Guarani (3º) à primeira divisão cearense em 2010. Isso demonstra o crescimento do Cariri no cenário esportivo estadual, que conta agora com dois representantes (Crato e Guarani), bem como a retomada da Região Jaguaribana, com a volta do Limoeiro.
Os doze
O ´Estadual 2010´ terá 12 equipes: Fortaleza, Ceará, Ferroviário, Guarany (S), Maranguape, Boa Viagem, Horizonte, Itapipoca, Quixadá, Limoeiro, Crato e Guarani (J). Eu nasci em Fortaleza, mas torço para que Crateús, terra do meu pai (Fco Victor) também um dia chegue à primeira divisão.
Destaques
Pelos times que disputarão o ´Estadual 2010´, observa-se melhor distribuição por regiões. Boa Viagem e Quixadá (Sertão Central), Itapipoca e Guarany de Sobral (Norte), Crato e Guarani (Cariri), Limoeiro (Jaguaribana), Horizonte e Maranguape (Metropolitana).
Ajustes
Não se pode ainda exigir de PC Gusmão um time do Ceará ajustado. Não houve tempo para isso. Creio que a cobrança para valer somente poderá ocorrer após mais três jogos. Dois problemas ele terá de solucionar: os erros de finalização e a falta de sintonia na defesa.
Questão
A mesma opinião dada a respeito de PC Gusmão pode ser também atribuída a Giba, que está começando ainda seu trabalho no Fortaleza. Não conto o tempo de ajuste pelo número de dias, mas pelo número de partidas. Estas, sim, é que definirão os rumos. O melhor modelo tático nasce assim.
Consciente
De Marcos Antonio (socram1380@hotmail.com): ´A magia que o treinador pode contar no elenco é fazer com que os jogadores joguem para ele, treinador. Caso contrário, dança. Fui treinador de subúrbio. Fazia minha liderança (amizade) seguir sempre na frente.´
Desilusão
De Joanilton Rodrigues (joanilton@hotmail.com): ´Há tempo não via tamanha desilusão dos cearenses na Série B. Incompetência, além da falta de respeito com as duas maiores torcidas do estado. Acredito, infelizmente, que os dois maiores times cearenses descerão para a ´C´.
Futvôlei
Dia 11, quinta-feira, às 9 horas, na Quadra da Chácara do Teixeira Tecidos, às margens da Lagoa de Maraponga, Toneio de Futvôlei com 16 duplas do Ceará (as melhores do Estado). Participação de Paulinho da Maraponga, Príncipe de Assis e Dr. Marcos PDL. Mais informações pelo telefone 9983.6309.
Recordando
Rara foto do Ferroviário na década de 60 (possivelmente 1964). A partir da esquerda (em pé): Pedrinho, Vicente, Toinho, Gavillan, Adir e Albano. Júlio César, Nilton, Moacir, Duran, ? . Vi jogar muitos desses atletas. Vez por outra encontro Gavillan. Não sei notícias de Albano, bom zagueiro. (Colaboração de Jurandy Neves).
"Procuro mostrar que futebol é profissional até na beira da praia."
Marco Antonio
Ex-treinador