Primeira vitória
Desafios diferentes, apesar do mesmo objetivo: buscar a primeira vitória. Assim estarão esta noite Fortaleza e Ceará. O Leão diante do Duque de Caxias no Castelão; o Ceará encarando o Vila Nova no Serra Dourada. Teoricamente, a missão menos difícil é a do Fortaleza. O Duque de Caxias está à beira de uma crise, após duas derrotas seguidas (2 a 0 para o Braga e 2 a 1 para o Vila). Se o Duque perder o terceiro jogo, todos sabem... Já o adversário do Ceará experimenta situação inversa à do Duque. O Vila Nova faturou seis pontos consecutivos (1 a 0 no São Caetano e 2 a 1 no Duque de Caxias). Depois que Benazzi assumiu, o Vila entrou em ascensão, não apenas pelas vitórias, mas também pela produção. Até o atacante Vanderlei (artilheiro da B pelo Gama em 2006) voltou a marcar. É assim que o Vila espera o Ceará. Mas o compromisso alvinegro pela primeira vitória é forte e poderá superar tudo isso.
Mais entrosado
A presença de Geraldo será fundamental ao esquema que PC Gusmão montou para enfrentar o Vila Nova. Verdade que Reinaldo pode exercer a função muito bem. Entretanto, pelo menos no momento, Geraldo se mostra bem mais à vontade na posição.
Ritmo
Na entrevista à TV Diário, Michel admitiu que Reinaldo pode realizar o mesmo trabalho de Geraldo, pois vem acompanhando tudo o que Gusmão tem organizado. De certa forma é possível, sim. Reinaldo é bom jogador. Mas repito: Geraldo me parece mais no ritmo.
Oportunidade
Lopes, goleiro indicado por PC Gusmão já chegou pregando aviso no Ceará: quer ser titular. É tudo simples, Lopes. Basta demonstrar melhor desempenho que Adilson. Só esperamos que a disputa seja a mais leal possível, como está sendo a disputa entre Adilson e Bonan.
Coerência
Observem o provável time do Fortaleza: Douglas; Neto, Silvio, Edson e Guto; Kiko, Coutinho, Cleisson e Saulo; Bismarck e Luiz Carlos. Proposta coerente de Giba com o material humano ora disponível no tricolor. Costumo dizer que importante não é o modelo tático inicial, mas as mudanças nele introduzidas de acordo com as circunstâncias do jogo.
Juventude
Sempre entendi que os jovens Guto e Bismarck, pelo futebol e pela idade, teriam de ser titulares no time do Leão. Isso garante vitalidade e qualidade ao mesmo tempo. Se no transcorrer do jogo não estiverem bem, aí sim, promove-se a mudança. A conferir, pois.
Recado
Briga de torcedores após Corinthians 0 x 0 Vasco. Um morre. Se não conseguirmos acabar com as gangues que promovem agressões após os jogos em todas as metrópoles brasileiras, certamente a Fifa refletirá melhor sobre a Copa 2014 no Brasil.
Perto
Com 15 pontos, Limoeiro está bem próximo de voltar à elite do futebol cearense. Faltando apenas duas rodadas para o término do hexagonal da segundona cearense, somente uma zebra monumental tirará a vaga do Limoeiro. Mas nada de comemorar ainda, moçada.
Ponto
Nino jogou no Ceará, Guarany de Sobral e Icasa na década de 70. Hoje, tenta se estabelecer, vendendo salgadinhos, sucos, água de coco. Ele precisa de um ponto para comercializar seus produtos. Quem o está ajudando é Edmar (ex-Ceará e Ferrão). Seria bom que a turma da Agap desse uma olhada na situação de Nino.
Elogio
Entrevistado pelo Globo Esporte (Canal 10), o médico e ex-presidente do Ceará, Eulino Oliveira, disse textualmente que o jornalista Sílvio Carlos é para ele a maior inteligência que já apareceu no futebol cearense em todos os tempos. Sílvio ligou para Eulino e agradeceu a distinção.
Copa do Brasil
Corinthians e Internacional, os favoritos, chegam à decisão da Copa do Brasil. Mas louvo a bela participação do Vasco da Gama. Jogou muito no Pacaembu e até poderia ter conquistado a vitória. Além disso, o Vasco não perdeu para ninguém. Terminou invicto. Mais estímulo para sua campanha na Série B nacional, onde está bem.
Recordando
Final da década de 50. A partir da esquerda (em pé): Cláudio, William Pontes (falecido), Claudinho, Carneiro, Harry Carey (falecido) e Alexandre. Na mesma ordem (agachados): Neném, Carlito (falecido), Doca (falecido), Walter Vieira e Gilberto. Hoje, Claudinho mora em Maceió. Alexandre mora aqui e está bem. (Acervo de Elcias Ferreira).
"Temos de deixar de jogar fora pensando em não perder. O time da casa já entra ganhando."
Marcos Antonio (socram1380@hotmail.com)
Colaborador