Zona que incomoda
Passada a euforia inicial da confirmação de Fortaleza como sede de jogos da Copa do Mundo, voltemos ao feijão com arroz da segundona nacional, onde Ceará e Fortaleza lutarão pela recuperação na próxima sexta-feira. A quinta rodada impõe aos cearenses a obrigação de ganhar. Se assim não for, entrarão não apenas num desgaste acentuado senão numa perigosa prostração, capaz de comprometer até mesmo a confiança para o restante da jornada. Quero crer ser esse o maior desafio dos últimos tempos. Acompanho o Campeonato Brasileiro desde a sua origem. Jamais vi os clubes daqui tão para baixo quanto agora. A zona de rebaixamento chegou cedo demais. Nesta parte, há pelo menos algo positivo: o tempo ainda disponível para correção de rumo. Mas a correção tem de começar agora, sexta-feira. Para o Fortaleza, em casa, contra o Duque de Caxias; para o Ceará, em pleno Serra Dourada.
Aniversário
Ceará Sporting Club, 95 anos de existência hoje. Uma história. Glórias, títulos. O alvinegro experimenta delicado momento, mas a força de sua tradição certamente o impulsionará a novas conquistas. Já vi o Vozão passar por situações piores, quando ficou sete anos sem título estadual. Mas deu a volta por cima.
Assédio
PC Gusmão é treinador de alto nível. Houve significativo esforço da diretoria alvinegra para trazê-lo. Mas não será surpresa se outros times continuarem acenando com boas propostas, à medida em que houver por aí insucesso das demais agremiações. Mesmo com a multa rescisória elevada, não raro aparece clube de bom poder aquisitivo em condições de cobri-la. Faz parte.
Projeto
O maior objetivo dos alvinegros é alcançar a Série A nacional. Convenhamos que no momento ainda é utopia. A realidade mostra que o padrão atual não permite sonhar alto. A luta ainda é para não cair. Mas PC Gusmão poderá mudar esse quadro desfavorável. Tudo dependerá de novos reforços.
Comemoração
Hoje, na passagem dos 95 anos do Ceará, alvorada às 8 horas, com participação da Banda Música da 10ª Região Militar. Às 9 horas, missa concelebrada pelos padres Gotardo Lemos e Fernando Antônio. Logo depois, café da manhã promovido pelo presidente Evandro Leitão.
Veto
Nem Clodoaldo, nem Jardel, nem Rinaldo. Giba tem outros planos para o Fortaleza razão por que descartou a presença desses três jogadores. Verdade seja dita: o tempo tem um preço. Giba prefere investir em novas opções.
Seleção
O ex-goleiro Acácio (Acácio Cordeiro Barreto, 50 anos, carioca de Campos, novo auxiliar técnico do Ceará) atuou sete vezes pela Seleção Brasileira principal em amistosos (cinco vitórias e duas derrotas. Sofreu oito gols. Defendeu a Canarinho na vitória por 4 a 1 sobre o Peru no Castelão no dia 10 de maio de 1989.
Estréia
Coerente a experiência de Giba, quando coloca em campo Bismarck. Creio que um dos erros de Mirandinha foi exatamente não usar todo o potencial desse jogador que muda para melhor a qualidade do passe e do seguimento das jogadas no Fortaleza. Lamentável mesmo é não poder contar com Rodrigo Mendes. Com Mendes em condições, teria um potencial a mais.
Treinamentos
Aproveitando o período em que o Fortaleza está de folga na tabela, Giba cuida de corrigir defeitos por ele observados em Natal na derrota tricolor para o ABC. Claro que em dez dias é impossível montar um time perfeito, mas, se alcançar avanços e a primeira vitória, já terá feito o máximo com relação ao tempo de trabalho.
Recordando
Giba, atual técnico do Fortaleza, jogou apenas uma vez pela ´Seleção Brasileira principal´, então comandada pelo técnico Parreira. Foi no dia 18 de dezembro de 1991, no amistoso Brasil 2 x 1 Tchecoslováquia. Ele jogou na lateral-direita. Giba (Antonio Gilberto Maniaes) é paulista. Está com 47 anos de idade. Começou nas bases do Juventus de Cordeirópolis/SP. Atuou no Guarani e no Corinthians. Encerrou a carreira com 33 anos de idade em razão de uma malsucedida cirurgia de meniscos. Já o ex-treinador do Fortaleza, Mirandinha, também jogou na Seleção Brasileira em várias ocasiões: quatro vezes pela ´Seleção de Novos´; dezessete vezes pela Seleção Pré-Olímpica e quatro vezes pela ´Seleção Principal´, quando inclusive fez gol na Inglaterra em pleno Estádio de em Wembley. (Dados de Airton Fontenele).
"Não temos perfil para contratações de jogadores".
Gavilan
Engenheiro e ex-jogador