Sem vitória
O Ceará foi bravo ao lutar muito após sofrer 2 a 0. Dominou o jogo e conseguiu empatar. Evitou a derrota, mas o resultado não foi bom, pois remeteu o Ceará para a zona maldita. Síntese: no primeiro tempo, o Ceará controlou tudo, mas foi o Figueirense quem fez o gol (Roger). Mais uma vez o Vozão perdeu uma carrada de gols. Na fase final, entrada de Andrezinho fez crescer o Ceará. Mas foi Rafael Coelho que, após aplicar dois dribles curtos em Fabrício e Erivelton, ampliou para 2 a 0. Pressão do Ceará aumentou como aumentou também o festival de gols perdidos. Só aos 20 minutos Preto diminuiu (2 a 1). E, cinco minutos depois, Preto empatou (2 a 2). O Ceará ainda teve a chance do desempate, mas desperdiçou. Noite em que Geraldo foi o melhor. Noite em que mais uma vez o Ceará provou sua dificuldade de finalização: para marcar dois gols, teve de concluir 20 vezes. É incrível.
Derrota
Em Natal, o Fortaleza deu sinais de que poderia ganhar. Saiu na frente (gol de Luiz Carlos), mas cedeu. Detalhe: o gol de Fábio Silva, o da virada do ABC (2 a 1), gerou polêmica. Fábio estava em posição duvidosa. Dramática situação do Leão: quarta derrota consecutiva.
Segundona
Pega fogo a rodada da segundona cearense, hoje. O líder, Tiradentes, enfrenta o Crato. O vice-líder, Uniclinic, encara o Guarani (4º colocado). Limoeiro (3º) enfrenta o lanterna Maracanã. Três vagas estão à disposição na primeirona cearense 2010. E nada definido ainda.
Favoritos
Numa avaliação simples, Corinthians e Internacional são respectivamente os favoritos diante do Vasco da Gama e Coritiba nestas semifinais da Copa do Brasil. Mas isso teoricamente. É que a contagem do gol fora ter peso dois, em caso de igualdade de pontos após os dois jogos, tem mudado muito o curso da história.
Contratações
Quando o jogador estoura numa praça, logo aparece o ´pai da criança´. Mas quando o jogador não aprova, ninguém sabe o nome de quem o indicou. E as despesas ficam aí para os clubes cearenses. Ceará e Fortaleza gastaram muito dinheiro com gente que veio e não aprovou. É triste.
Cantilena
Pior é que a cantilena de ´carrada´ de contratações é repetida todos os anos. E, ainda que aconteça anos a fio, os dirigentes locais continuam caindo no mesmo conto. Basta uma boa conversa para entupiram de ´craques´ os nossos sacrificados clubes.
Quedas
Competições nacionais chegaram apenas à quarta rodada e muitos clubes já mudaram de técnico. Aqui, os dois. Resolve? É uma tentativa. Não concordo com essas trocas, mas faz parte da cultura futebolística brasileira. Lamentável.
Pior
De Gustavo Mascarenhas (gustavo-mascrenhas@hotmail.com), aqui de Fortaleza: ´Salvo poucos da nossa crônica (não vou citar nome), mais precisamente dois tiveram a coragem de falar que o certame deste ano foi o pior Campeonato Cearense dos últimos tempos. Querem o quê na Série B!!!!´
PV coberto
Sabem como eu gostaria de ver o Estádio Presidente Vargas? Resposta: como o futuro estádio da Ponte Preta. Não digo quanto ao requinte do projeto Fifa deles, mas quanto à capacidade. O PV com 30 mil lugares cobertos seria ideal para atender as necessidades do futebol cearense.
Arena
Aprovada a construção da ´Arena Ponte Preta´ (30.028 lugares, todos cobertos). Estacionamento para 2,2 mil veículos. Espaço para lojas, restaurantes, centro de convenções e serviços. Estádio multiuso, padrão FIFA. Funcionará 24 horas por dia, a semana inteira (sem folga).
Aposentado
Associação dos Ídolos do Futebol de Aracati promoverá no próximo dia 31 de maio a grande festa esportiva do município. Jerônimo Monteiro, presidente da Associação, mandou-me fotos dos ídolos, mas não as publiquei porque as mesmas não ofereciam qualidade. A festa já é tradicional. Lamento não poder comparecer.
Recordando
Uma das formações do Ceará na década de 70. A partir da esquerda (em pé): Tércio, Sérgio Gomes, Pedro Basílio, Hamilton Silva, Lineu e Dodô. Na mesma ordem (agachados): Jorge Luís Cocota, Serginho Redes Amizade, Ferreti, Edmar e Da Costa. Não sei onde andam Tércio, Jorge Luís e Ferreti. (Acervo de Jurandy Neves).
"Vejo muito do Corinthians de 2008 no Vasco de hoje. Será uma partida bastante difícil´.
Alessandro
Lateral-direito do Corinthians