Primeira vitória
Fortaleza e ABC fazem em Natal o jogo dos ´zerados´. Até agora não conseguiram um ponto sequer. Vivem, portanto, o mesmo drama. O ABC perdeu para a Ponte Preta (2 a 0), Figueirense (3 a 1) e Juventude (2 a 0). O Fortaleza perdeu para o Guarani/SP (4 x 2), Portuguesa (2 a 1) e Brasiliense (3 a 2). A diferença em favor do Leão está no melhor desempenho do seu ataque que marcou cinco gols. O ataque do ABC assinalou apenas um gol em três jogos. Os dois em busca da primeira vitória. Também em busca da primeira vitória está o Ceará. Existem preocupações, embora o Vozão esteja em casa. É que o Figueirense chegou a liderar a Série B, na frente até do Vasco. Os catarinenses têm no grupo bons jogadores como Alê, Luciano Totó, Kássio e Schwenck. Divide com o Guarani a condição de melhor ataque (sete gols). Bem diferente do Ceará cujo ataque, pelos graves erros de finalização, tem sido sério problema.
Estréia
PC Gusmão no comando do Ceará. Sabe das responsabilidades que, a partir de hoje, terá pela frente. Pode um técnico, com dois dias de trabalho, mudar o perfil de uma equipe? Não na sua totalidade, mas pode alterar para melhor alguns pontos por ele observados.
Finalização
Pelos teipes que viu e pelo jogo em Salvador, PC Gusmão já sabe que setores precisam de melhor cuidado. Claro ficou que as dificuldades de finalização são as mais visíveis. Mas não é só isso. Saídas ao ataque mais articuladas e em velocidade estão em falta também.
Função
Geraldo, jogador importante no esquema alvinegro, muitas vezes se vê obrigado a reter mais a posse de bola por falta de opções para trabalhar. Situação que Gusmão terá também de estudar, pois isso permite que as defesas adversárias logo se recomponham, enquanto Geraldo busca definir o que fazer sozinho.
Sem erro
O ABC contratou quatro reforços. Ainda bem nenhum entra hoje contra o Fortaleza. São eles: o goleiro Paulo Musse, o lateral direito Chiquinho, o volante Rafael e o meia Alex Oliveira. A diretoria reconhece iminente situação de risco, embora o certame só esteja começando.
Notas & notas
Hoje, faz dez anos da criação do Centro de Atenção à Saúde do Homem (prevenção ao câncer de próstata), iniciativa do médico Galeno Taumaturgo. Parabéns. Belo trabalho. /// Torcedora do Leão, Maria Eleuda Bezerra Pereira, muda de idade hoje. Quer comemorar com vitoria do Fortaleza.
Otimismo
Numa conversa que mantive há algum tempo com o secretário de Esporte, Ferruccio Feitosa, ele se mostrou otimista com relação à escolha de Fortaleza como subsede da Copa 2014. Com bases nos últimos dados, nos bastidores ninguém duvida da confirmação de Fortaleza.
Em Natal
Diz Everaldo Lopes, na Tribuna do Norte: ´Faltam sete dias para que a Fifa abra o envelope e cante as capitais que servirão de subsede do Mundial de 2014. Não adianta fazer lobby pois a comissão designada pela “madrasta” já fez a escolha. E o que é melhor: Natal está cotadíssima´. Haja expectativa!
Apoio
De Jorge Luís (jorgeueva@hotmail.com), Sobral/CE: Tenho algumas fotos do Guarany em várias fases. Depois as mandarei. Espero que sejam aproveitadas no ´Recordando´. Peço à imprensa da Capital uma cobertura e atenção maior ao Bugre´.
Técnico
Giba, o novo responsável pelo comando técnico do Fortaleza, já observa o time no jogo de hoje, em Natal contra o ABC. É mais um profissional que chega ao Estado na tentativa de levar um de nossos representantes à elite. Vamos acreditar no seu trabalho e e torcer por êxito.
Advertência
De Marcelo Sousa (marcelo-esporteemocao@hotmail.com), Ubajara/CE: ´Em abril passado, um raio chegou a atingir um jovem de apenas 16 anos que teve morte imediata. Fica um alerta aos atletas que atuam em períodos invernosos´. Como as chuvas continuam, a advertência feita pelo leitor Marcelo segue válida.
Recordando
Time juvenil do Ceará na década de 70. A partir da esquerda (em pé): Deefeito (treinador), César, Pedro, ? , Munga-Munga, Guaru, Joel e Cândido (preparador físico). Na mesma ordem (agachados): Dalton Marques, que hoje aniversaria e será avo de homenagens), Ivo Pinheiro, Ivanildo, Popó e Garrinchinha.
"Ao entrar no portão do clube, eu quero só energia positiva"
PC Gusmão, num recado otimista aos jogadores
Técnico do Ceará