Apreensão
Terceira rodada completada. Resultado: frustração. Nenhuma vitória em seis jogos. Preocupante início dos times cearenses. Delicada a situação do Fortaleza que perdeu seus três jogos. Ao Ceará o conforto de ter conseguido um ponto fora de casa, além de ter enfrentado o forte e líder, Vasco da Gama. No início de cada competição, é feita um projeção sobre os pontos que teoricamente uma equipe tem como certos. São os chamados jogos em casa diante de times médios. O Fortaleza deixou passar duas dessas chances: a primeira com o Guarani/SP e a segunda com o Brasiliense. Contabiliza débito de seis pontos em casa. Terá de buscar esses pontos nos campos dos adversários, fato que dificulta a tarefa. A apreensão no Ceará e no Fortaleza procede. Não por outro motivo os dois mudaram de treinador. Um antecipou a saída (Zé Teodoro); o outro não jogou a toalha. Foi até o fim. E Caiu (Mirandinha).
Derrota
Não gostei do Ceará em Salvador. Mostrou mais uma vez graves sinais de inquietação, fato traduzido nas inúmeras chances desperdiçadas. Mais uma vez tropeçou na mesma pedra. PC Gusmão viu tudo bem de perto. Sabe que terá de trabalhar muito para ajustar o time.
Erros
Sim, o Ceará luta, tem brio, quer vencer. Mas a afobação termina comprometendo as saídas de bola ao ataque, com excessivo número de passes errados. E, não de hoje, o Ceará vem colocando para fora uma carrada de chances de gol. Péssimo índice de acerto nas conclusões.
Observações
Ainda bem que há tempo para rigorosas providências, visando à recuperação de Fortaleza e Ceará. As ações terão de ser urgentes.
Evandro Leitão, pelo Ceará, e Lúcio Bonfim/Renan Vieira, pelo Fortaleza, cuidam dessa parte. Mudança de treinador é apenas uma operação inicial. A questão do elenco é muito mais complexa. Do jeito que está, não sobe ninguém.
Recomeçar
O Fortaleza tem de apagar tudo e começar um outro trabalho. Mirandinha saiu, mas apontou problemas sérios como a falta de compromisso de alguns jogadores. Hora, pois, de saber quem quer e quem não quer.
Convite
Lula Pereira foi procurado por dirigentes do Fortaleza, que apresentaram proposta financeira ao treinador. Mas Lula, que ainda tem pendências a resolver com o Ceará, entendeu que por uma questão ética ainda não era o momento de ir para o Pici. Lula ficou muito honrado com o convite.
Outro momento
Eu sobe que, se Lula não tivesse pendência a resolver com o alvinegro, teria aceitado na hora a proposta tricolor. Ele é profissional ético. Agradeceu muito aos tricolores a lembrança de seu nome, fato que o deixou lisonjeado. Porta aberta para quando resolver os assuntos que tem com o Ceará.
Adversários
O Fortaleza pega o lanterna ABC em Natal e depois enfrenta aqui o Duque de Caxias. Hora de começar a ganhar. /// O Ceará em casa enfrenta o Figueirense e depois encara o Vila Nova no Serra Dourada. Nada fácil. O Figueirense faz boa campanha. E o Vila é um calo sempre.
Dois jogos
A tabela apertou para os times cearenses. Jogam amanhã e sexta-feira. Os técnicos não terão tempo para treinamentos específicos. As correções terão de ser feitas nos próprios jogos. É bem mais difícil ajustar um time no correr do certame.