Primeira vitória
A torcida sabe que o Fortaleza precisa vencer. Mirandinha sabe que o Fortaleza precisa vencer. Treinador até pode suportar três derrotas consecutivas. Mas, a partir daí, fica a perigo. Poucos, sem vitória, chegam à quarta partida. É a dança do futebol que não perdoa. Tropeço na estréia para o Guarani/SP (2 x 4) e tropeço no segundo jogo para a Portuguesa (2 x 1). Portanto, virou panela de pressão. Na minha avaliação, o Fortaleza tem todas as condições para ganhar seus primeiros três pontos. Teve tempo suficiente para recuperar as energias, haja vista os dez dias de folga na tabela. Agora não mais poderá ter o cansaço como pretexto no caso de novo insucesso. O Fortaleza vai começar uma nova fase, ou seja, sem a maratona que tanto o atrapalhou. Não mais haverá desculpas a apresentar. Houve tempo para ajustes. Miranda fez os acertos finais e até gerou polêmica. Responsabilidade dele.
Objetivo
O novo técnico alvinegro, Paulo César Gusmão, junta-se ao elenco do Ceará em Salvador e acompanha hoje à tarde a terceira partida do Vozão. Certamente trocará informações com Edmundo, mas para valer mesmo somente no jogo de terça-feira próxima.
Estréia
A propósito de treinador, coragem teve o Ruy Scarpino quando veio treinar o Ceará. Praticamente sem conhecer o elenco, assumiu o desafio de dirigir o time na estréia diante do Fortaleza. E ganhou por 2 a 1. Depois, porém, as coisas não deram certo.
Diferente
Nada impede que as dicas de Gusmão, no transcorrer do jogo de hoje, possam contribuir para o Ceará desempenhar melhor sua missão em Salvador. Claro que Gusmão não iria num ´vôo cego´. Mas a troca de idéias entre Edmundo e Gusmão será importante.
Próximo
A estréia de PC Gusmão, para valer mesmo, será em casa, no Castelão, diante do Figueirense, terça-feira próxima, às 21 horas. Terá, portanto, poucos dias para trabalhar. Mas na Série B é assim mesmo. O técnico tem de assumir logo porque a evolução do certame é rápida demais. O Figueirense ganhou do Ipatinga por 3 a 0 e ganhou do ABC em Natal por 3 a 1.
Manutenção
O Ceará de hoje é basicamente o do jogo passado. Decisão correta. Em momentos, até se houve bem diante do Vasco. E só perdeu porque os erros de conclusão foram demais. Com um pouco de zelo nessa parte poderá trazer bom resultado.
Série A
Louvável a ousadia do Evandro Leitão ao trazer PC Gusmão. É um treinador que tem amplas condições de fazer o alvinegro ambicionar uma vaga na Série A em 2010. Resta saber que reforços serão pedidos pelo novo treinador. Quem pensa na Série A tem de investir pesado. Todo mundo sabe disso.
Caso Luiz Carlos
Luiz Carlos fora do jogo do Fortaleza. Mirandinha revelou os motivos que o levaram a tomar tão séria decisão. Nem sempre o torcedor compreenderá o treinador, máxime se em campo as coisas não correrem bem. Cabe à dupla Bambam/Wanderley provar que o Miranda tem razão.
Outro caso
Situação diferente com relação a Bismarck. Observo que a maioria dos comentários favorece o jogador. Ainda bem que Bismarck faz parte dos 18. Portanto, o Miranda, se fizer uma revisão de conceito, poderá utilizá-lo até logo de início.
Convocação
O maior especialista em Seleção Brasileira, Airton Fontenele, entende que a lista de Dunga correspondeu. Concordou com a chamada do goleiro Victor (Grêmio), do lateral André Santos (Corinthians) e do meio-campista Ramirez (Cruzeiro), que jogou na Olimpíada de Pequim.
Explicações
Para Airton não foi surpresa a ausência de Ronaldo Nazário (precisa melhorar a condição física), Ronaldo Gaúcho (reserva do Milan) e Adriano (treinando no Flamengo). Segundo Airton, muitos esperavam a convocação de Grafite, artilheiro na Alemanha. Nilmar já era presença esperada e agora confirmada.
Recordando
1946. Fortaleza, campeão. A partir da esquerda (em pé): Valdemar Gavião (técnico), Carrim, Adalberto, Saraiva, Jombrega, Idalino, França, Piolho, Arrupiado e Belém de Figueiredo. Na mesma ordem (agachados): Zé Sérgio, Juju e Stênio. O mascote é Mozart Gomes, que anos depois seria ídolo do futebol cearense. (Acervo de Jurandy Neves).
"Acho correto que ele se torne o novo capitão, pois tem personalidade para assumir a função".
Paolo Maldini, indicando Kaká como seu sucessor
Zagueiro, capitão do Milan