Matéria-640377

Interinidade

Não é fácil assumir a condição de técnico interino, máxime quando o próximo desafio será o Bahia em Salvador. Em qualquer circunstância, encarar os baianos lá sempre foi muito difícil. Edmundo Silveira sabe disso. Acompanhei pela TV Diário (programa do Belmino) a entrevista dele. Gostei de sua sensatez. Nada de mexer muito no time para não complicar. Optou por seguir basicamente o que o ex-treinador Zé Teodoro vinha fazendo. Os próprios jogadores se sentirão mais à vontade, pois não terão de improvisar senão colocar em prática o modelo antes adotado. Mudanças para valer apenas quando o técnico efetivo assumir. Por enquanto, Marcelo Bonan, Boiadeiro, Fabrício, Erivelton e Fábio Vidal; Michel, João Marcos, Reinaldo e Geraldo; Preto e Wellington Amorim. Em período de transição, boa parte das decisões é tomada pelos próprios jogadores em campo, com o aval, claro, do técnico interino.

Autoridade

No Ceará quem em campo tem autoridade para se impor e resolver as dificuldades que forem surgindo? Resposta simples: Geraldo. Ele tem o perfil do profissional que pode chamar a si a responsabilidade de contornar situações adversas. Outro com perfil capaz de se impor e aclarar situações é o zagueiro Erivelton.

Confiança

Marcelo Bonan é bom goleiro. Não teve retorno feliz, mas não é por isso que deve ser crucificado. Pelo contrário, terá de enfrentar a situação desfavorável para provar que tem condições de dar a volta por cima. Se assim não for, jamais se firmará. Momento da vida em que o homem é chamado a mostrar se tem ou não personalidade. Taí a vez.

Treinador

A lista dos técnicos pretendidos pelo Ceará estava grande. Foi sendo reduzida por motivos diversos. Em circunstâncias emergencias não é fácil contratar treinador. No mercado há sempre nomes disponíveis, mas nem sempre casam com os interesses do clube. Por isso, tanto cuidado alvinegro. Agiu certo o Ceará.

Polêmica

Mirandinha tem seu ponto de vista firmado a respeito da presença e importância de Bismarck no time tricolor de aço. Mas gera polêmica por não utilizar de início o jogador. Como Miranda sabe se sair bem das situações, o próprio transcorrer do jogo dirá com quem está a razão.

Da terra

No Leão, gente da terra que há mostrado serviço: Eusébio, Guto, Bambam. Na expectativa estão Neto, Denilson, Willer. Cleiton teve chances; não se firmou. Certamente terá outras oportunidades. Certame de longa duração oferece espaço.

Torneio

Hoje, às 13 horas, na Base Aérea de Fortaleza, premiação dos pilotos vencedores do ´I Torneio da Aviação de Patrulha´. Pilotos e mantenedores foram avaliados no emprego de armamento e conhecimentos operacionais em ações aéreas e terrestres. Hoje é comemorado o Dia da Aviação de Patrulha.

Mensagens

De Tarcísio Miranda Cordeiro Júnior (tj1@netbandalarga.com.br): ´Realmente Bismark, o melhor do elenco, é reserva!!! Eu abomino o sistema 3-5-2!´ /// De Davi (davicabral77@yahoo.com.br): ´O povo esquece rápido. Rinaldo marcou mais de 100 gols pelo Leão. Em 2007, Rinaldo fez dupla de ataque com Cleiton. Juntos causavam pânico aos adversários. Até Cleiton hoje foi esquecido´.

Afirmação

Douglas foi eleito o melhor goleiro do Campeonato Cearense 2009. Escolha confirmada com a impecável atuação no jogo decisivo, quando pegou tudo e impediu que o Ceará fosse campeão. Mas Douglas reconhece que ainda precisa aprimorar suas saídas do gol. Se conseguir, este será o ano de sua afirmação nacional.

Recordando

Há alguns dias, publiquei foto da Seleção Cearense Master, onde identifiquei apenas alguns jogadores. O ex-goleiro Hélio Ribeiro Pinto, integrante do grupo, mandou-me a relação completa: Vicente Trajano (meia, ex-Ferroviário), Antonio Gumercindo (Águia do Norte), Louro, Luiz Eduardo (lateral-direito, ex-Gentilândia), Célio (centro-médio, ex-Gentilândia, Uzina e Fortaleza), Benício (quarto zagueiro (ex-Ceará), Hélio Pinto (goleiro, ex-Gentilândia e Fortaleza), Manoelzinho (zagueiro, ex-Ferroviário), Natal Jesus de Lima (ex-Fortaleza), Raimundo Pipiu (ex-Ceará - ponta-direita, filho do famoso Pipiu), Ivan Roriz (goleiro, ex-Ceará e Seleção Cearense), Sílvio (meia, ex-América), Walter Rolemberg (meia, Uzina, Fortaleza e CSA), Haroldo Guimarães (meia, Gentilândia) e Veras (Sport/PE, Fortaleza, Uzina).

"Consegui dar a volta por cima após tanto tempo na Coréia".
Andrezinho
Autor do gol da classificação do Inter sobre o Flamengo