Narração esportiva
Na passagem dos 15 anos da morte de Ayrton Senna, dia primeiro de maio passado, revi, com narração de Galvão Bueno, alguns momentos memoráveis do notável piloto brasileiro. Galvão conseguiu emocionar-me como se eu estivesse vendo tudo pela primeira vez. Admiro Galvão, mas entendo também as críticas que lhe são feitas. Do jeito que é amado, é também odiado, ora pelo ufanismo, ora pelos comentários inapropriados. Mas ninguém na narração esportiva pela tv empolga tanto quanto ele. Há outros narradores tecnicamente bons, precisos nos lances e que Identificam bem os jogadores até mesmo nos difíceis lances de área. Mas nenhum capaz de empolgar o público quanto Galvão. Para mim, dois nomes na tv dividiram bem épocas diferentes: na década de 70, o notável Geraldo José de Almeida; a partir da década de 80, o Galvão. Faça uma análise comparativa e tire suas próprias conclusões.
Detestado
Conheço amigos meus que detestam o Galvão. E até preferem baixar o volume do televisor, aumentando o volume do rádio. Mas isso não acontece apenas com ele. Quem trabalha em rádio, tv ou jornal sofre, de alguma forma, certo grau de rejeição.
Motivo
Toquei no tema ´narrador de tv´ porque também revi as comemorações pelos 10 anos do tetra do Brasil. O Galvão, dez anos depois, emocionando corações como se fosse ao vivo. Locutor brilhante não apenas transmite o espetáculo, mas cuida de vivê-lo intensamente.
Anotações
Zé Teodoro certamente fez mais anotações sobre o Vasco que ontem enfrentou o Vitória. Antes, anotara tudo na vitória do Vasco sobre o Icasa. Quando sábado o Vasco chegar ao Castelão, o Ceará já saberá tudo sobre o time cruzmaltino.
Animador
Os dois últimos jogos do Ceará agradaram-me. Foi um time brioso. O segundo tempo da decisão com o Fortaleza revelou uma equipe capaz de assumir desafios, mesmo correndo alguns riscos.
Crescimento
A estréia na B, em Caxias do Sul, também confirmou a tendência de crescimento do alvinegro. O jogo diante do Vasco será um definitivo teste de avaliação do verdadeiro potencial do Ceará no momento.
Segundona
De Vanderilo Guerra (vanderilo.guerra@yahoo.com.br): ´Não consigo entender qual a razão de tanto desprezo pela nossa segundona, haja vista que lá também figuram equipes que fazem parte da rica historia do futebol cearense. Entendo que essa competição merece mais espaço por parte da mídia local´.
Oportunidade
Não resta dúvida, Valderilo. A segundona cearense entra na fase mais importante e terá na imprensa o espaço que merece, máxime agora na definição. Antes, com Copa do Brasil, certame estadual e chegada do Brasileiro Série B, outro era o foco
Ascensão
Três times subirão para a primeira divisão cearense em 2010. Serão 12 clubes. Quero ver como a FCF acomodará as datas disponíveis, caso queira manter o modelo de pontos corridos com todos jogando entre si.
Cearenses
Os técnicos deveriam dar melhores oportunidades na Série B aos jogadores contratados aos times daqui. Caso de Denilson, que está no Fortaleza. Ele brilhou no Boa Viagem. E poderia dar ótima contribuição. Mas tudo dependerá de Mirandinha.
Elenco
Outro jogador que merece oportunidade no Pici, já por sua versatilidade, é Neto. Ele trabalha bem nas duas alas. Num certame de longa duração, saber utilizar todo o elenco é fundamental.