Indefinição
Tudo começou no dia 10 de janeiro. Após pouco mais de três meses, aí estão Fortaleza e Ceará. Decidem o título estadual como nos velhos tempos. No primeiro turno, o Ceará terminou líder da fase classificatória com 18 pontos. E ganhou o turno numa disputa com o Ferroviário. No segundo turno, o Fortaleza terminou líder a fase classificatória com 19 pontos. E ganhou o título do turno final, superando o Guarany de Sobral. No confronto direto em 2009, o Ceará ganhou mais. São três vitórias alvinegras, uma vitória do Leão e um empate. Mas a única vitória do Fortaleza teve significado maior, pois na primeira partida da decisão do título estadual, fato que o colocou com a vantagem do empate no jogo de amanhã. Não é tudo, mas tem seu significa, pois o tricolor terá margem para trabalhar. A história recomenda prudência. Não há título decidido antecipadamente entre alvinegros e tricolores. Logo...
Acomodação
O Ceará ganhou o primeiro turno com todos os méritos. Foi realmente melhor que os concorrentes. Mas, por mais paradoxal que pareça, não avançou para um estágio melhor após o título. Passou por problemas e tentou contornar com o retorno de Zé Teodoro.
O contrário
O Fortaleza assumiu atitude aposta à do seu rival. Contratou reforços e conseguiu fazer crescer a produção do grupo. Ganhou com mérito o segundo turno e abriu vantagem para o jogo de amanhã. Vem num ritmo de sucessos no ´estadual´ e na Copa do Brasil.
Incógnita
Os fatores analisadas nem sempre pesam na decisão. Esta assume característica própria, de acordo com o andamento do jogo. Por isso Mirandinha disse: ´Não ganhamos nada´. Por isso Teodoro disse: ´É possível contornar a desvantagem na próxima partida´. Tudo é possível.
Arbitragem
Paulo César de Oliveira apita a decisão cearense. Mais um ´Fifa´. Que não invente nem complique. A propósito, na decisão da Série B 2002 - Criciúma 4 x 1 Fortaleza, este PC fez uma das piores arbitragens que já vi. Hora, pois, de apagar tanta coisa ruim. Que desta vez ele seja feliz.
Segurança
A torcida sairá do estádio, uma de cada vez. Primeiro a torcida do perdedor. Quarenta minutos depois, a torcida do campeão. A PM fará o acompanhamento. Modelo pode até não resolver todas as questões, mas reduzirá bastante as possibilidades de confronto. Gostei da estratégia.
Pronto
Ferruccio Feitosa, Secretário de Esportes do Estado, garante que o Estádio Castelão está pronto para receber o grande público de amanhã. Pronto em todos os sentidos, máxime com relação ao apoio que será dado ao torcedor. Ferruccio quer o torcedor tendo conforto nessa praça esportiva.
Questão
É bom frisar que, agora em maio, o Castelão poderá ser confirmado como palco de jogos da Copa 2014. E o tratamento dado aos torcedores numa Copa é de extrema cordialidade e atenção. Então é bom mesmo ir exercitando logo agora.
Verdão esperança
Pelo que vi do jogo em São Januário, o Icasa tem todas as condições de, na próxima quarta-feira, dia 06 de maio, às 19hs30min, ganhar a vaga para a etapa seguinte da Copa do Brasil. Certamente será uma partida tão difícil quanto a realizada no Rio. Não há jogo fácil contra time carioca.
Prejudicado
Revi o lance do pênalti cometido em Gilberto pelo lateral do Vasco. Pênalti escandaloso a favor do Icasa. Mas o árbitro Wagner Reway, mesmo estando próximo ao lance, não marcou. Reawy é do Mato Grosso. Fez a média dele com os cariocas. Estes árbitros...
Incrível
Não entendo como o Icasa conseguiu ser rebaixado no futebol cearense. É algo inacreditável. O Verdão tem encarado com desenvoltura times do futebol paulista, carioca e segipano. Já tem a vantagem do empate de 0 a 0 no jogo de volta com o Vasco. Mas sucumbiu diante de times modestos daqui mesmo. Pode?
"Para quem vê Ceará x Fortaleza desde 1963, nada me causa estranheza em resultados".
Sérgio Castelo Branco Pinheiro
Colaborador