Poupadores
Fortaleza e Flamengo entram em campo hoje pela Copa do Brasil, mas sem perder de vista o certame estadual. Por mais que queiram desvincular as situações, isso se torna impossível pelo próprio momento. Como poderá o Flamengo esquecer o Botafogo com quem decidirá o título carioca já no domingo? Como poderá o Fortaleza esquecer o Ceará com quem domingo igualmente terá sério compromisso? Dirão que será um jogo por vez, ou seja, cada etapa sendo cumprida a seu tempo. É verdade, tudo bem. Mas a desvinculação absoluta não acontece. Por isso mesmo a informação de que o Fortaleza poupará jogadores. Por isso mesmo a informação de que o Flamengo também poupará jogadores. Jogo de poupadores. Mas quem poupar mais certamente sairá prejudicado. Diante das circunstâncias, você até pode poupar, mas nunca a ponto de prejudicar um projeto importante como o da Copa do Brasil.
Cálculo
Os limites dessa ´poupança´ dos clubes são claros: não podem ser tão acentuados a ponto de comprometer a missão do time na Copa do Brasil nem podem ser mínimos porque o desgaste certamente terá influência negativa na decisão do ´Estadual´.
Dose
Caberá aos técnicos Mirandinha e Cuca uma avaliação precisa sobre quem deverá ser mais exigido e quem deverá ser preservado, mas tudo na medida certa. Um resultado ruim hoje poderá comprometer o objetivo do clube no jogo de volta. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.
Bons jogadores
As opções que estão à disposição de Mirandinha são muito boas. Júlio entrou bem no Paraná e deu o recado dele; Sidnei há correspondido sempre; Bambam deu a classificação tricolor em Curitiba; Luiz Carlos há muito quer mostrar serviço. Bons jogadores.
Esperança
O Ceará trabalha para superar as desvantagens. Motivação financeira é apenas um item. Mais que isso valerá a preparação psicológica do grupo. Quer queiram, quer não, resta um certo abatimento quando acontece insucesso no primeiro jogo de uma decisão. Injetar esperança na mentes alvinegras é a missão nos bastidores.
Coisas simples
No Castelão, pontos que podem ser melhorados para domingo: limpeza dos vidros de cabines e camarotes (estavam embaçados); deixar com o porteiro a chave da porta (escada) que leva aos camarotes; todos os elevadores em funcionamento.
Observações
Zé Teodoro terá mais uma oportunidade de estudar o Fortaleza hoje no jogo do Leão diante do Flamengo. O próprio desgaste tricolor em Volta Redonda poderá ser um aliado do Ceará. São suposições que muitas vezes fazem sentido, mas nem sempre. Há time que no embalo tira de letra.
Opiniões
Maracanã no lugar de Misael, subindo Gaibu para formar ao lado de Sérgio Alves. /// Poupar Sérgio Alves para o segundo tempo, pois poderá haver prorrogação. /// Misael entrará quando a defesa tricolor der sinais de cansaço./// Ouvi de tudo, minha gente.
Arbitragem
Não há mal que não traga um bem. A lambança preparada por Eugênio Simon e companhia vai servir de alerta para o trio que aqui trabalhará domingo próximo. Os que vierem estarão sob os holofotes de todo o país. Se houver uma nova série de erros graves, a execração acontecerá. Eles não vão querer passar por isso.
Alto nível
Se o trio trabalhar bem no clássico, certamente haverá elogios e comparações. Inevitável será uma análise com relação ao que houve no domingo anterior. O trio poderá tirar o melhor proveito no sentido contrário, ou seja, provando que árbitro de fora também faz trabalho de alto nível.