Matéria-633506

Primeiro jogo

Sem favorito. Um turno para cada. Equipes que se eqüivalem. Pode haver algo mais imprevisível do que esta decisão entre Fortaleza e Ceará? Atos até parecidos: ambos mudaram de treinador. Aqui apenas uma diferença: o Ceará mudou de treinador, mas arrependeu-se. Trouxe de volta Zé Teodoro. O Fortaleza segurou a mudança: Mirandinha na parada. Avaliação comporta variações. O modelo alvinegro é mais fechado. A postura tricolor mais vocacionada a trabalhos ofensivos. De qualquer forma, a esquematização dependerá das próprias circunstâncias da partida. O Zé eliminou segredos. Mas de que adiantará segredo nesta altura do campeonato, quando todos já se conhecem nos mínimos detalhes? Defeitos e virtudes dos concorrentes são de domínio público. Tudo o mais ficará à mercê de detalhes e surpresas que estão acima da imaginação. Em clássico é comum isso acontecer.

Perigo

Quem cuidará da marcação de Sérgio Alves? Ele entrou para a história alvinegra não apenas pelos títulos, mas também pelos gols marcados no principal rival. Sérgio é um caso à parte. Sua presença incomoda o adversário que não pode se descuidar um instante sequer.

Artilheiro

Quem cuidará da marcação de Marcelo Nicácio, artilheiro do certame, e uma das principais armas do Fortaleza nas conclusões? Tanto quando Sérgio, Marcelo Nicácio é sinônimo de permanente preocupação para a defesa adversária. Oportunista, perigoso, frio, calculista.

Repetição

Num dos clássicos passados, Evandro Leitão e Lúcio Bonfim entraram em campo lado a lado. E, por alguns momentos, juntos caminharam em torno do campo. Uma mensagem de harmonia para as torcidas. Isso pega bem. Eles poderiam repetir a dose amanhã.

Um dia

Há alguns anos, num clássico Ceará x Fortaleza entrou em cena Luciano, que quase ninguém conhecia. Era ´Pirarucu´, expressão usada pelo então técnico Dimas Filgueiras. Luciano colou num tricolor que era peça fundamental. Anulou o homem. Foi a surpresa do clássico.

De passagem

Depois, nunca mais Luciano teve o mesmo destaque. Ainda atuou algum tempo, mas pegou outros caminhos como tantos que passaram por Porangabuçu. Quem será o Luciano de amanhã?

Trunfos

Cada treinador tem seus trunfos. Às vezes, vem de onde menos se espera. Pode ser que isso aconteça amanhã. Mirandinha tem conquistado a confiança da maioria, não obstante algumas manifestações contrárias de parte da torcida. Mas, com a classificação diante do Paraná, o Miranda deve ter neutralizado os recalcitrantes.

Defesa

A defesa do Fortaleza surpreendeu positivamente em Curitiba. Sílvio e Edson seguraram mesmo quando apertados pelo Paraná, máxime nos últimos 10 minutos. Para mim, o melhor momento da dupla desde que aqui chegou. A propósito de defesa, Douglas está bem, mas precisa ser mais atento nas saídas.

Indagação

De Pedro Martins Freire: ´Como aceitar que, passados tantos anos e perdidas tantas vidas, o Estado não tenha feito uma ação sequer para, nos dias de jogos, retirar os baderneiros dos estádios e ruas e hospedá-los, ao menos por algumas horas, nas delegacias dos bairros nos quais moram?´

Futsal show

Quinta-feira próxima, às 20h30min, no Marina Hotel, apresentação de todos os uniformes dos times que disputarão o Campeonato Cearense de futsal 2009. Coquetel para 200 convidados marcará o evento. Pelas projeções, será o maior certame de futsal de todos os tempos.