Matéria-633187

Mudança de foco

O Fortaleza retornou ontem. Na bagagem, o moral elevado. A classificação na Copa do Brasil e a certeza de receita especial diante do Flamengo animaram ainda mais o grupo. Mas agora tem de mudar de foco. Volta a concentrar atenções na decisão do certame 2009 diante do Ceará. Logo depois, nova mudança porque pegará o Flamengo. Uma maratona que exigirá muito dos tricolores. Com as devidas adaptações, uma variação de adversários e de competição. Surgiu o meia Júlio. Que bela estréia! Mas somente poderá atuar na Copa do Brasil. No domingo Cleisson e Nicácio estarão de volta. Alguns vão entrando, outros vão saindo. Substitutos à altura. Tudo numa boa. Eusébio que o diga. Luís Carlos na expectativa. É o Fortaleza vivendo seu melhor momento este ano. Tudo se encaixando; tudo dando certo. Mas, quando se trata de decisão diante do Ceará, torna-se impossível qualquer previsão. É incógnita pura.

Outra vez

De tantas vezes vir apitar jogos importantes e decisivos aqui, o árbitro Carlos Eugênio Simon, do Rio Grande do Sul, já poderia ser integrado ao quadro de árbitros da FCF. Ele apitou a decisão do primeiro turno Ceará x Ferroviário. E já agora ei-lo outra vez.

Interesse

Nada contra Eugênio, que é um bom árbitro sim. Inclusive apitou jogos na Copa da Alemanha. Eu o vi lá. Acontece que não foi bem na última arbitragem que conduziu aqui. Estava meio disperso e cometeu erros evitáveis. Um pouco mais de interesse não custa nada, caro Simon.

Sem mistério

Zé Teodoro vem falando sobre sua equipe, condições de preparação e situação dos jogadores. Ainda ontem o vi numa reportagem no programa do Belmino (TV Diário). Deixou claro que, se não houver qualquer contratempo, o time de início será o que a torcida sabe de cor.

Qualificação

A propósito, com Adilson, Boiadeiro, Fabrício, Erivelton e Fábio Vidal; Michel, Chicão, Gaibu e Geraldo; Misael e Sérgio Alves, o alvinegro estará em campo com o melhor de sua qualificação. Quando a torcida decora a formação de um time, geralmente a formação decorada é a ideal.

Condições

Pela primeira vez notei uma conversa incisiva, forte, segura, sobre a recuperação de Fabrício. Antes, havia como que uma incerteza, algo não devidamente aberto, esclarecido. Ontem, pelo contrário, uma convicção absoluta na recuperação do atleta. Ele mesmo deixou claro que está no ponto, em condições de jogar.

Proteção

Sabendo que Fabrício e Erivelton estão voltando, após bom período de inatividade, Zé Teodoro cuidou de pedir ao grupo um esforço maior e mais aplicação no trabalho de proteção na frente da área. Se isso for feito, não deixará exposta à dupla de zaga que está voltando.

Vasco e Flamengo

Futebol cearense contra o futebol carioca. Pela tradição, os times do Rio de Janeiro entram como favoritos. Mas a Copa do Brasil é um exemplo de competição onde os favoritos, não raro, são surpreendidos. Logo...

Verdão

Fico feliz com a reação do Icasa, que segue em frente na Copa do Brasil. Decididamente, Júlio Araújo e o Verdão foram uma só imagem, que sempre dá certo. Agora taí a chance para faturar alto diante do Vasco da Gama e arrumar de vez o grupo para superar os obstáculos que virão. O principal deles: voltar à elite cearense.

Modelo

A Copa do Brasil é incrível: o Ceará campeão do primeiro turno sobrou para o Central; o Icasa, rebaixado, despachou o Confiança dentro de Sergipe. O CSA, dentro da Vila, mandou para o espaço o poderoso Santos, que está na decisão paulista. É por isso que gosto do modelo da Copa.

Notas & notas

Eufrásio, funcionário do Hospistal Mental de Messejana, chega aos 60 anos de idade hoje. Apaixonado pelo Fortaleza, quer de presente o título estadual. /// Gabriela de Castro, a princesa das ´embaixadas´, mudou de idade no dia 19 passado. Ela agora é universitária, mas não deixa de lado a bola. Parabéns.

"Estamos trabalhando. O grupo está bem, consciente de sua responsabilidade."
Zé Teodoro, sobre os preparativos para decisão do campeonato
Técnico do Ceará