Dois na Copa
Velha história do gol fora de casa. Eterna preocupação. Estava tudo bem com 2 a 0 para o Fortaleza sobre o Paraná. Aí, aos 13 minutos do segundo tempo, Danielzinho, no meio de Sílvio e Edson, roubou a bola e diminuiu para 2 a 1. Pronto, mudou o panorama para o jogo de hoje em Curitiba. Empate serve. Mas, se acontecer gol do Leão, aliviará tensões. Wanderley escalado na frente. Ele foi o melhor do Fortaleza na vitória que deu o título do turno ao Leão. Esperança. Já na outra frente da Copa, o Icasa de Juazeiro. Verdão em fase de retomada. É difícil avaliar time em transição. O novo técnico, Flávio Araújo, estreou exatamente no empate com o Confiança, adversário de hoje. O Icasa tem parte do grupo que disputou o ´estadual´ e foi rebaixado: Ari, Joãozinho, Jonas, João Neto, Esquerdinha, Serginho, Léozinho, Isaac, dentre outros. No Confiança, a irrequieta figura do técnico Luís Carlos Cruz. Imprevisível
Coerência
Faz muito tempo não vejo o Castelão superlotado nos dois anéis. Geralmente, o anel de cima lota, mas ficam muitos claros no anel inferior, mesmo em jogos decisivos. Mas agora, já que os preços dos ingressos não foram majorados, é possível prever uma superlotação de verdade e não a fictícia que preenche apenas um anel.
O técnico
Mirandinha foi o melhor técnico do segundo turno, não apenas pela conquista do título tricolor, mas pelo que soube superar. Quando Casemiro Mior foi demitido, restou uma dúvida: Miranda seria ou não efetivado. Houve resistência. Arriscaram nos resultados. Mirandinha topou o desafio. Estabeleceu-se bem. Suportou as pressões. Ajustou o time. Está na decisão.
Resposta
Muitos torcedores entendem que treinador não tem o direito de responder as manifestações da torcida. Mirandinha respondeu. Poderia ter evitado. Seria mais prudente. Quero crer que ele avaliará melhor situações semelhantes que possam acontecer.
Lado emocional
É preciso também que a torcida entenda uma coisa: treinador é um ser normal como qualquer outro, com todas as reações inerentes ao homem. Não tem coração de ferro nem alma de pedra. Reage e interage. Dependendo da emoção do momento pode responder ou não. Ótimo se conseguir silenciar.
Sério
Analisei bem a declaração do volante Michel, destaque do Ceará. Ele expressou seu otimismo, falando sobre a seriedade com que o Ceará tem se preparado, visando à decisão do título 2009. Falou com tanta convicção que transmitiu à torcida o sentimento de que falta de jogos oficiais será superada pelo trabalho. Bela entrevista.
Confiança
Um dos motivos da confiança alvinegra decorre do fato de ser exatamente este grupo o mesmo que, sob o comando de Zé Teodoro, foi campeão do primeiro turno. Ora, se conseguiu assim o título do turno, por que então não poderá sacramentá-lo no momento próprio?
Grupo
As ´peças´ vencedoras estão todas lá: Adilson, Boiadeiro, Fabrício, Erivelton, Fábio Vidal, Michel, Chicão, Alex Gaibu, Geraldo, Sérgio Alves, Misael, Alberto, além de Arlindo Maracanã, que veio depois. Um time tão respeitado quanto o do Fortaleza. Superar a falta de ritmo é a missão. O time tem valores. Gente que sabe trabalhar em jogos de decisão.
Artilheiro mesmo
Marcelo Nicácio, fora do jogo de hoje, foi a contratação que mais deu retorno. Chegou depois e começou a luta pela artilharia. Hoje já é o líder isolado com 12 gols. E mais: em todos os jogos de definição, lá estava a marca de seu talento. E, quando não jogou, caso de domingo passado, sua ausência foi muito sentida.
Recordando
O Memofut/CE, entidade voltada para a preservação da memória do futebol cearense, ouvirá sábado próximo, dia 25, o ex-jogador e ex-árbitro Luís Vieira Vilanova, um dos mais importantes nomes do futebol cearense. Será a partir de 15h30 no auditório do CPQT (Rua Padre Francisco Pinto, 114, próximo ao PV). Vilanova foi campeão cearense pelo América em 1966 (lateral-esquerdo). Mostrou futebol qualificado no Ferroviário e Santa Cruz de Recife, onde ganhou títulos. Após encerrar a carreira, Vilanova ingressou no quadro de árbitros, onde ganhou o respeito de todos por seu estilo próprio de dirigir com acerto partidas de futebol. Vila é um dos maiores nomes da arbitragem cearense. Os organizadores Cristiano Santos e Saraiva Júnior gravarão vídeo com o Vila e com os demais presentes.
"Se vem resultado positivo, falam que é melhor; se vem negativo, falam que é pior".
Fábio Vidal, sobre as condições físicas do time sem jogos oficiais
Ala do Ceará